segunda-feira, março 28, 2022

BP Ultimate Baja TT ACP

 Sábado, 19 de Março de 2022

Este ano estou mais virado para o TT do que para os Ralis. Os motivos são vários:
  • o som dos V8 é qualquer coisa de fenomenal
  • a confusão é infinitamente menor
  • as provas são mais bem perto de casa, não sendo necessário ir para norte do Douro
  • os SSV estão cada vez a andar mais
  • o lote de favoritos à vitória nos Autos é cada vez maior, está para breve a vitória de um Brasileiro, digo eu
  • e acima de tudo porque não tenho mesmo paciência para a situação que o cartoon abaixo mostra, e que infelizmente prolifera nos Ralis.

Pela negativa registo que os Clubes organizadores, tal como nos Ralis, na impossibilidade de arranjar patrocínios suficientes em empresas, se socorrem dos apoios das Autarquias, tendo que ceder às exigências destas, o que geralmente se manifesta na obrigação de as provas se desenrolarem em dois dias, de modo a promover a hotelaria local. Como os km de prova são demais para dois dias, criam-se horários sem grande sentido, e que na maioria dos casos, podem promover a hotelaria, mas prejudicam a restauração.  

Desabafos feitos, passemos ao relato.

Saída de casa às 8 da manhã, A2 até ao nó 9 para o IP8 e A26 até ao nó 3 para Relvas Verdes, onde se desenrolava o Prólogo. Como as motas começavam muito cedo, não fosse não dar tempo 😎 fomos ver os automóveis com hora de início às 09:30.






Chegados a Relvas Verdes, salientamos a simpatia do Gnr que estava no local, que ao ver-nos estacionar ainda longe, prontamente nos indicou o caminho para o parque preparado pela Organização e que quase permitia ver de dentro do carro. 
Aqui foi ver até apetecer, e de seguida rumámos a Sines, mais propriamente ao Bairro Novo da Provença Velha, nome engraçado este, que ficava bem perto da partida, para vermos as motas e os Ssv's.
Por ali não estava quase ninguém e foi na conversa com os manos Luz, de Odemira que estavam de serviço naquele local que  fomos vendo, mais uma vez até nos apetecer.


Acabámos por decidir ver também ali a nossa programada primeira passagem dos automóveis, e como tal, fomos almoçar a ver o mar, que ficava somente a 4 km.


Já mais compostos voltámos atrás e disfrutámos do som dos V8 a fundo numa reta bem grande.


A  ligação para o próximo local era de +- 20 km, pelo que vimos uns quantos e fomos embora para perto do Centro de formação de Santiago do Cacém, onde os concorrentes atravessavam o alcatrão e seguiam por um aceiro de areia solta.


Ainda dava tempo para ir ver a mais um local, pelo que seguimos para o local onde se realizou o Prólogo na edição de 2020 e ficámos mais uma vez a ver até nos apetecer.


E pronto estava passado mais um ótimo dia, foi altura de regressar a casa  e de, conforme é hábito ser recebido de braços abertos.


Fica o filme do dia:




3 comentários: