domingo, março 06, 2022

Antes e Depois - Pec 3

 Sábado,26 de Fevereiro de 2022

Do final de Campelo às Piscinas do Dr. Bacalhau

Prosseguindo a nossa viagem, agora não para fazer mais um troço, mas sim para o final de um troço bastante famoso do Rali de Portugal, mas que ao que julgo saber, só terminou neste local por cinco vezes, mais concretamente de 1993 a 1997. Trata-se das Piscinas do Dr. Bacalhau, final do troço de Lousã / Relvas com 20km e mais uns metros que iam variando de ano para ano.

"Relativamente ao nome do local, o Dr. Bacalhau foi um eminente médico e professor da Universidade de Coimbra que teimou em construir uma unidade hoteleira de luxo no desertificado interior, dinamizando dessa forma o turismo na sua terra. Projeto iniciado nos finais dos anos 50 no Monte Calvário onde veio a encontrar oposição local acabou por decidir construir no sítio do Penedo Gordo, na Serra de Santa Maria no Espinhal, debalde não se deu conta que os terrenos onde foi edificada parte desta obra não eram totalmente seus, e mais tarde  gerou outro imbróglio, solucionado em 1973 pela doação por parte da sua herdeira, à Junta de Freguesia."

Ora as ditas piscinas, que mais não são do que lagos artificiais, bem perto da Praia Fluvial da Louçainha, devem ser uma homenagem a esta proeminente figura da terra.

Adiante… sobre o troço de Lousã / Relvas de 1994 podia ler-se no jornal Volante de 28-02-1994:

" Lousã / Relvas (20,41km)  - Terra

34ª Prova de Classificação

4 de Março/sexta-feira/14:34 horas

Início – Junto à povoação de Cacilhas, no mesmo local onde acabava o antigo troço da Lousã ( a cerca de 1900 metros da Estação CP da Lousã)

Final – Na povoação de Malhada - num local conhecido pelas Piscinas do Bacalhau - cerca de dois km antes do cruzamento com o Km 57,3 da EN 347.
Esta classificativa é um verdadeiro "hibrido", já que faz tudo ao contrário. Inicia-se em Cacilhas, perto da Lousã, onde terminava o antigo troço com o mesmo nome, após uma descida pronunciada pela serra abaixo, que agora é um "regalo" para os carros com cavalos. Quase a chegar ao troço de asfalto da Lousã, os concorrentes viram para a direita, numa zona mais estreita e com bastantes rectas, antes de iniciarem uma descida pronunciada e com muita condução até ao final da prova."
O troço começava aqui, a estrada era em terra, e seguia em direcção à famosa curva escura.




A nossa ideia do Antes e Depois era tirar uma foto parecida com esta onde se pode ver Juha Kankkunen / Nicky Grist no Toyota Celica GT Four em 1994, ano em que venceram o Rali de Portugal.













O melhor que conseguimos, dada toda a área circundante  das lagoas estar vedada, foram as que se seguem.




Cientes de esta não ter ficado grande coisa, mas na impossibilidade de fazer melhor, seguimos para a próxima.
Fica o mapa e o filme:





1 comentário: