terça-feira, março 08, 2022

Antes e Depois - Pec 4

 Sábado, 22 de Fevereiro de 2022

Das Piscinas do Dr. Bacalhau a Góis passando pela Candosa

Desagradados por não ter sido possível fazer uma foto em condições, mas ao mesmo tempo satisfeitos por termos visitado mais um local icónico do Rali de Portugal, seguimos para Góis onde tínhamos previsto ir almoçar.
Passámos por Vila Nova, Miranda do Corvo, Vilarinho, e um pouco antes de Ponte do Sótão, chegámos aqui:



















Trata-se do início do troço da Candosa, sobre o qual se lia no Jornal Volante de 4 de Março de 1996.

" Candosa (6,72km)Terra

32ª Prova de classificação

8 de Março/sexta-feira/15:57 horas

Início – Ao km 74,4 da EN 342

Final – Ao Km 8,8 da EN 342-3

Um dos troços que faz parte integrante da história do TAP.
Feito em qualquer dos sentidos, esta classificativa deixou de ser utilizada pela deterioração do piso, que entretanto foi totalmente refeito, tornando-se quase uma «autoestrada», o que serve para possibilitar um outro prazer na condução. Começando numa zona de planalto, a sua fase final é a descer, com alguns ganchos de grande espectáculo."

Desta classificativa a recordação que tenho na cabeça, mais propiamente na testa, foi uma pedrada do Nissan de Timo Salonen, na primeira metade da década de 80, do século passado claro.😂

Para o nosso Antes e Depois tínhamos esta foto tirada por Aurélio Artur, referente a Manuel Gomes  Pereira / José Nobre no Rali da Figueira da Foz de 1983.
Daí para cá o local já ardeu várias vezes, pelo que o porte das árvores é bem diferente mas a curva em questão é a mesma.




















A Candosa continua como sempre a conheci, e percorri-a algumas vezes em ambos os sentidos durante vários anos, dura e com bastante pedra solta, pelo menos para a viatura em que nos deslocávamos.



















Recordo também uma festa popular, com musica popular e bailarico, no Santuário, que fica do outro lado da EN.342-3, quando se chega ao fim do troço, e em que o número de XF17, V5 e similares, era deveras impressionante.
Foi a falar destas recordações que passámos por Vila Nova de Ceira, local de pernoita nas noites, e também manhãs de Arganil, e rumámos a Góis.
Em Góis registámos a placa de Carcavelos, a ponte Real e dirigimo-nos ao Alvaro's restaurante que elegemos para almoçar.




















A "primeira secção da 1ª etapa" estava feita. Fica o mapa da Candosa e o filme.




Sem comentários:

Enviar um comentário