quinta-feira, março 24, 2022

Antes e Depois - Pec. 8

 Domingo, 27 de Fevereiro de 2022

A bicicleta do Colcurinho, os Penedos Altos,  o Piódão,  e o regresso a casa

Depois de uma noite bem dormida, e de um bom pequeno almoço, foi com alguma tristeza que percebemos que o nevoeiro estava presente. Felizmente foi desaparecendo rapidamente, e em Coja já se via o sol.


Para o dia de hoje tínhamos como objectivos, descobrir o local do acidente de Augusto Magalhães em 1998 no decorrer do Rali Cidade de Oliveira do Hospital e por mim presenciado in loco, fazer um Antes e Depois nos Penedos Altos, visitar o Piódão, e acima de tudo disfrutar da paisagem e passear.
Até à Ponte das Três Entradas seguimos pelas EN.342 e 230, e aí continuámos pela EM. 508.

A Ponte das Três Entradas

Passámos por Aldeia das Dez, Senhora das Preces e seguimos para o Monte do Colcurinho.


A estrada era estreita, mas a vista era deslumbrante.


Chegados lá ao alto,1232m, demos algumas voltas à procura do local, mas já passaram 24 anos, há estradas alcatroadas que na altura eram em terra, e principalmente a memória já não é o que era, pelo que não demos com a coisa, mas " pelo cheiro" sinto que estivemos bem perto. Era este o local que procurávamos.


Já que por ali andávamos fomos visitar o  Monte do Colcurinho e a sua Bicicleta.



Atente-se no silêncio do local.


Já na descida percebemos que não éramos os únicos malucos que por ali andavam.


Mais abaixo fomos procurar o local em mais umas estradas de terra mas voltámos a não ser bem sucedidos.


Voltámos à EM.508 e seguimos até onde o troço do Piódão de alcatrão de 1993 saía da EM.508 para a EM. 508-1, onde registámos mais dois Antes e Depois.

Carlos Sainz / Luis Moya em 1994

Armin Schwarz / Nicky Grist em 1993


Apreciados os Penedos Altos, nome deste local, fomos descendo até ao Piódão, onde demos uma voltinha pela aldeia e bebemos um café.





Voltámos à EM.508  e tomámos o rumo de Coja, local de almoço de hoje, antes porém voltámos à Selada das Eiras para tirar mais uma foto, já que a de ontem não ficou boa.

adoro estes cruzamentos cheios de placas



Tirada a foto em falta, voltámos à Casa do PPD, EM.508 e EN.344 até Coja. Quando passámos por Cerdeira lembrámo-nos que era Carnaval.


Almoçámos bem no Príncipe do Alva, onde curiosamente, ou talvez não, encontrámos o Sr. António Mário que nos tinha arranjado o pneu ontem à noite, e que nos recomendou este restaurante.


E pronto, aproximava-se do fim este " rali com 8 Pecs " que foi bem agradável e que nos permitiu recordar alguns locais onde não íamos desde 2001 e outros desde 2016.
De Coja a casa não tem história e depois de 763Km, quando chegámos, fomos recebidos como de costume...de braços abertos.


Fica o filme do dia:






1 comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa com um bom nível de concretização!

    ResponderEliminar