quinta-feira, outubro 31, 2013

Marrocos 2013 dia 8

quinta-feira 3-10-2013 Foum Zguig - Foum Zguig 249 km

Mais um dia que tinha tudo para ser divertido, e tirando as paragens forçadas do costume, até foi.
Acordamos cedo e tomado o pequeno-almoço fomos a Foum Zguig tratar de reparar os pneus furados na véspera. Um tinha um valente rasgo, foi colado um remendo interior e colocada uma câmara e passou para suplente, o outro meteu-se uma câmara nova e ficou a rolar.

hotel Bab Rimal

Hotel Bab Rimal

Votámos ao hotel e já todos juntos iniciamos a jornada. Neste dia o objectivo era ir almoçar à Jaima do Naji, isto é um aglomerado de tendas em pleno Erg Chegaga, onde se come e se pode também dormir em tendas berberes. Como curiosidade refira-se que o Naji é o proprietário do hotel Bab Rimal, onde tínhamos dormido. Para lá iríamos pela pista de Foum Zguig, bem esburacada e pedregosa, faríamos um bocado do Lago Iriki,e para cá voltaríamos pelo Iriki, desta vez atravessando-o todo pela Pista do Estoril-Marrakech até chegarmos de novo a Foum Zguig.
À entrada da pista, logo à saída de  Foum Zguig, e enquanto esperávamos por alguns companheiros, ainda houve tempo para umas fotos.

início da pista para o Iriki

Finalmente nos fizemos ao caminho e este era assim:

A partir daqui a pedra começou a dar lugar a pisos mais rolantes

pista para o Iriki

Lago Iriki

saída do Iriki
a chegar ao Erg Chegaga

Maravilhados com tudo isto, outra surpresa nos aguardava, chegamos À Jaima do Naji  29° 50.688'N e   6° 12.188'W, onde almoçamos

Seguiu-se mais um almoço tradicional, bem regado com as nossas "fresquinhas"e quando voltamos aos carros...estava quentinho mesmo

até o iPad se desligou...
Foi mesmo com muito calor que dali saímos, e o trânsito em sentido contrário era muito, até um "portuga" bem conhecido de todos encontramos por aquelas bandas.

do Erg Chegaga para o Iriki

o Hélder Rodrigues também andava por aqueles lados

e a concorrência também
De novo no Lago Iriki e desta vez foi a desbunda....cada um por seu lado e tudo bem depressa.

E por fim uma do local onde dormimos e montámos o CP2  em 2010, e que devido a ser reconstruída todos os anos, se apresenta agora bem diferente, mas confirmamos que era no mesmo local, 29° 55.745'N e   6° 25.685'W
Lago Iriki 29º55 745N 06º25.685 W
A partir daqui fomos sempre seguindo a Pista do Estoril-Marrakech, entretando anoiteceu, e pelo caminho dois acontecimentos merecem destaque. O primeiro foi termos sido mandados parar num posto do exército. Pelo que nos disseram estávamos perto da fronteira com a Argélia, queriam ver todos os passaportes e documentos dos carros, mas desistiram da ideia e pudemos seguir. O outro é do mesmo género mas foi  de mais demorada resolução. Foi em 29° 48.620'N e   6° 56.209'W, outro posto do exército, mas estes talvez devido a ser já noite cerrada, tinham a cancela fechada e só pudemos seguir depois de verem mesmo todos os passaportes. Bem, com isto tudo chegámos perto das 10 da noite. Seguiu-se o banho e jantar, e por hoje estava feito.