sábado, setembro 10, 2011

A minha primeira vez em Marrocos - Os preparativos

Aconteceu em Junho de 2010, mas foi de tal modo marcante, que recordo ainda todos os pormenores. Nunca tinha pensado em transcrever esta experiência para o “papel” mas as leituras que tenho andado a fazer ultimamente levam-me, a também eu, partilhar a minha experiência com quem por aqui passar.
Por falar em leituras, se gosta deste tipo de relatos, não deixe de dar uma espreitadela em

http://africadomeucoracao.blogspot.com/2011/09/burkina-faso.html

http://www.nomadstrail.net/site/index.php?option=com_smf&Itemid=85&topic=2993.0

São mesmo estes relatos “os responsáveis” pela prosa que vou escrever.
Fui a Marrocos integrado na Organização do Rally TT Estoril Portimão Marrakech, como elemento de uma das equipas dos controlos de passagem. Esta colaboração com o ACP, e anteriormente com o Clube Aventura, dura já desde a 3ª Baja Philips 1000, no longínquo ano de 1990, mas desta vez… foi diferente…
Fui com o Carlos Alberto, companheiro destas lides desde sempre às instalações do ACP ao Prior Velho levantar o material e o jipe. Era mesmo um daqueles GR’s longos que se falasse….tinha muitas estórias para contar. Pneus novos, revisão feita, a cabeça tinha pinta de nova, enfim transmitia confiança. Recebidas as ultimas instruções, foi altura de sentir o maquinão e voltar a casa.

Até Almada o percurso foi curto, mas deu para perceber umas coisitas: a 4ª já tinha conhecido melhores dias, o botão do ar condicionado… só lá estava o sitio, pelo que a coisa ia literalmente aquecer, e as rodas da frente abanavam mesmo á mínima ondulação.
Quanto á quarta e ao ar condicionado, não havia nada a fazer, mas quanto ás rodas, bem, convinha mesmo arranjar aquilo.
No dia seguinte logo pela fresquinha lá fui á JP Motor chatear a cabeça ao China. Carro no ar e logo se viu que o problema eram os casquilhos dos amortecedores que estavam mesmo ressequidos e partidos. Amortecedores fora, borrachas novas, todas XPTO, torna a montar e....ficou novo a estrear.Também aproveitámos para fazer uma bricolage ao vaso expansor que tinha duas rachas. De resto estava mesmo tudo bem.
No sábado fomos ao Autódromo logo de manhã para montar o Irritrack, passagem pelo Secretariado para levantar as printer’s e mais uma documentação, e a ansiedade a crescer, nunca mais era hora de ir embora...

Depois de almoço e já na companhia dos parceiros de viagem, o António e o Miguel, foi altura de arrumar as tralhas. Rádio bem fixo ao tablier, tomadas de isqueiro com fartura, gps, geleiras, o hi-lift mais uma caixa de ferramenta, não fosse o diabo tecê-las, as placas de sinalização do CP e os suportes, mais uma cinta e umas manilhas, um jerricam para água, tendas e sacos camas, e depois de tudo bem fixado e arrumado, as geleiras ligadas ao isqueiro, ficaram só a faltar os nossos sacos. Bora lá dar uma volta ver se isto se desarruma muito.....

A coisa tinha ficado bem arrumadinha...



O Maquinão
                                                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário