sábado, agosto 28, 2021

Porto, Galiza e Arouca Dia 6

06-08-2021
Lestrobe - Lestrobe 163 km

Hoje retomámos o nosso tão apreciado😡 hábito de levantar cedo. Embora ainda caíssem uns pingos, a previsão apontava para um dia sem chuva, pelo que fomos fazer a despedida das Rias Bajas que tanto nos encantaram.

Saídos de Lestrobe seguimos para Pontevedra, cidade onde desagua o Rio Lérez, dando origem à Ria de Pontevedra, a segunda maior das Rias Baixas, ocupando uma área de 145 km2

Uma das suas principais caraterísticas é o elevado número de viveiros, principalmente de marisco e moluscos.

Estacionado o carro, fomos andando pelo casco antigo, como por aqui se diz, até atingirmos o Mercado Municipal.

Logo à saída do parque encontra-se o monumento dos Heróis da Ponte Sampaio, construído em 1911, que comemora a vitória sobre as tropas francesas de Napoleão em 1808.

De seguida passámos pelas ruínas do Convento de São Domingos, construído nos séculos XIV e XV e abandonado desde 1834.

Um pouco mais à frente situa-se a Capela da Virgem Peregrina, edifício  construído entre 1778 e 1792, dedicado ao culto da Virgem do Caminho.

Até atingirmos a próxima igreja, a de São Bartolomeu, passámos pela Praça da Lenha, e por dois edifícios pertencentes ao Museu de Pontevedra, os edifícios Castro Monteagudo e García Flórez.

A igreja de São Bartolomeu é um dos poucos exemplos existentes na arquitetura barroca italiana da Galiza, muito diferente do barroco galego. Com esta igreja, o chamado barroco internacional foi introduzido na Galiza.

Passámos ainda pela Plaza de Ménez Núñez, onde se encontra esta peculiar escultura.

Ultrapassada mais uma escultura que se encontra mesmo à porta, eis que chegámos ao Mercado Municipal, verdadeiro regalo para a vista.

Estava na hora de seguir viagem. Pelas estreitas ruelas do caminho ainda registámos a Praça do Teucro.

Por fim visitámos a Basílica de Santa Maria Maior.

O próximo destino foi Combarro, pequena vila piscatória, que se tornou num ponto de passagem obrigatório para quem anda por estes lados. Combarro fica já em plena Ria de Pontevedra e ao que consta era conhecida pela qualidade, quantidade e baixo preço do seu marisco. Consta também que a enorme afluência de turistas alterou o significado de baixo preço. Não confirmamos nem desmentimos, pois ainda não eram horas de almoço.

Apreciado Combarro, seguimos para Sanxenxo, mas pelo caminho saímos da rota para visitar a praia de Covelo. Praia pequena, com boas esplanadas e uma vista soberba para a Ria e os muitos viveiros aí existentes.

Passámos por Sanxenxo, mas nem parámos, gente a mais e estacionamento a menos, para isso tínhamos ido para o Algarve.

Aproximava-se a hora de almoço, e com esse fito seguimos para O Grove. Nos mapas antigos, O Grove era uma ilha. Hoje está unido a terra pelos ventos do Sudoeste que lentamente foram arrastando areia até criar o istmo da praia de A Lanzada.

Situado já na Ria de Arousa, esta sim a maior das rias da Galiza e de toda a Espanha, famosa pela sua riqueza em fauna marinha e pelas suas praias.

Depois de bem almoçados seguimos para a ilha de La Toja, que durante séculos foi utilizada pelos habitantes do Grove como local de pastoreio do seu gado (que era transportado em navios) e também para as suas tarefas agrícolas. Mas após o redescobrimento de lamas termais no século XIX, tornou-se propriedade privada para a exploração dos seus bens termais, tendo sido construída uma estação balnear que trouxe consigo um aumento espetacular do turismo.

Já que andamos numa de ilhas…fomos a mais uma, a Ilha de Arousa. Para lá chegar tivemos de percorrer os dois Km da ponte que a liga ao Continente, a Ponte da Ilha de Arousa. A ilha tem 7km2 e uma população fixa a rondar os 5000 habitantes maioritariamente ligados directa ou indirectamente ao mar.

Por hoje estava feito, era hora de regressar a Lestrobe.

Tínhamos a nossa varanda à  espera.

Hoje para despedida jantámos na Casa e provámos os pratos típicos da Galiza, em versão caseira.