terça-feira, agosto 10, 2021

Porto, Galiza e Arouca Dia 1

01-08-2021
Queluz - Porto 329 Km

Desta vez saímos de Lisboa, e sempre que tal acontece e vamos para Norte, seguimos pelas A8, A17 e companhia até chegarmos ao destino. Tínhamos como objectivo chegar a Gaia a tempo de visitar as Caves Sandeman antes de almoço, pelo que a viagem se cingiu a fazer quilómetros de seguida nas auto estradas. O tempo estava bom, com temperaturas na ordem dos 20 graus, mesmo bom para viajar. Fizemos uma breve paragem na área de serviço de Monte Redondo para um café e de resto foi sempre a andar.
Apreciámos ainda o Estádio Municipal de Aveiro, local onde na véspera o nosso clube tinha ganho o primeiro título da época.

E assim chegámos ao Porto, mais propriamente a Gaia, onde estacionamos no parque junto ao Cais de Gaia e fomos visitar as Caves Sandeman.

Não tínhamos visita marcada, não havia grande afluência, e a próxima visita seria em inglês. Fomos mesmo assim, com uma simpática guia trajando de capa negra e chapéu, que explicou todo o processo de fabricação, maturação e envelhecimento do Vinho do Porto. Assistimos a um curto vídeo contando a história da Sandeman, marca fundada em 1790 por um escocês de nome George Sandeman.

Interessante visita onde até ficamos a saber a diferença entre um Tawny e um Ruby. A visita terminou com uma degustação acompanhada de mais detalhes sobre cada vinho.

Terminada a degustação, demos mais uma volta pela zona e seguimos para a Afurada onde tínhamos decidido ir almoçar.

Quanto ao almoço, a coisa não correu bem, foi complicado estacionar, havia muita gente a tentar almoçar, e para terminar até custa a crer que em terra de peixe e pescadores se sirva peixe grelhado como o que nos tocou. Para terminar em beleza começou a chover, toda a gente que estava na esplanada entrou para dentro do restaurante, não vi nenhum controle sanitário, e até ao carro ainda apanhámos uma boa molha.
A Afurada é para esquecer.
Sempre na companhia da chuva seguimos para o Bulhão onde ficava o nosso hotel. Aqui fomos bafejados pela sorte, estacionamento à porta, grátis até às 9 da manhã do dia seguinte. Check-in feito e depois de parar de chover, fomos passear pelo Porto. O parar de chover foi mesmo de pouca duração, mas mesmo assim fomos andando até à Ribeira.
Começámos por ver o Mercado do Bulhão, que ainda se encontra em obras, mas está a ficar bonito, digo eu, seguimos para os Aliados e a Câmara Municipal, passando pela Igreja da Trindade, a que se seguiu a Livraria Lello e a Torre dos Clérigos.
Mercado do Bulhão

Igreja da Trindade

Câmara Municipal

Torre dos Clérigos

Livraria Lello

Seguiu-se o Jardim João  Chagas, o Mercado Ferreira Borges, o Palácio da Bolsa, a Igreja de São Francisco e finalmente chegámos à Ribeira. Ainda fomos até meio da Ponte D. Luís e quando nos preparávamos para sentar a jantar, a chuva começou a cair com tal intensidade, que decidimos apanhar um táxi para o Bolhão e jantar por ali perto do hotel. Em boa hora o fizemos pois jantamos num bar bem engraçado, com uma excelente escolha musical e bem aconchegante numa noite de Agosto,  bastante chuvosa.
Jardim João Chagas

Casa onde nasceu Almeida Garret

está neste estado

Mercado Ferreira Borges

Igreja de S. Francisco

Postigo do Carvão

Fonte do cubo

De primeiro dia estava feito e confesso que o Porto não me encantou, antes pelo contrário.