segunda-feira, agosto 16, 2021

Porto, Galiza e Arouca Dia 2

 

02-08-2021

Porto - Lestrobe 296km 

Hoje seria o dia que nos levaria à Galiza, tema predominante desta viagem. Saímos do hotel às 9:00 de um dia encoberto, mas sem chuva, e tomámos o caminho para a margem do Douro, que iríamos seguir até à foz.







Ainda no Porto registámos a Avenida da Boavista e a praça Mouzinho da Silveira, onde se ergue a icónica estátua do leão a esmagar a águia. Foi com algum zoom, mas foi o que se conseguiu arranjar.


a estátua lá ao fundo

Daqui seguimos até Viana do Castelo e posteriormente até Vila Nova de Cerveira, onde entraríamos em Espanha. Tínhamos tempo e íamos em passeio pelo que optámos por seguir sem pagar portagens, coisa que nos fez andar em auto estradas algumas vezes e fora delas quando se cobravam portagens.



o monte de Santa Luzia lá no alto








Entrados em Espanha, passámos por A Guarda e fomos visitar o Monte e o Castro de Santa Trega. Do Miradouro de São Francisco disfruta-se de uma magnifica vista sobre a foz do Rio Minho, Caminha e toda a área envolvente, incluindo a Ilha de Ínsua, pequena ilha portuguesa que tem duas particularidades sui generis. Tem no seu interior um poço com água doce, e já esteve por diversas vezes ligada a terra, sendo que a última ocorreu em 2001.






Registámos também o Castro de Santa Trega. Ao que consta trata-se de um povoado castrejo-romano com uma ocupação datada de entre o século I a.C. e o século I d.C.









Fomos seguindo sempre junto à costa até Baiona. Bonita estrada, onde, tal como em toda a Galiza, nos surpreendemos com o número de peregrinos que se encontram e com as infraestruturas postas ao seu dispor.





Chegados a Baiona fomos visitar a Fortaleza de Monterreal, onde nos entusiasmamos acabando por percorrer uma boa parte da sua muralha. Também conhecida por Fortaleza de Monte do Boi incorpora elementos construtivos dos séculos XII ao XVI.












O tempo não parava e a caminhada pela Fortaleza abriu-nos o apetite, pelo que seguimos para Vigo onde nos dirigimos ao Mercado da Pedra e nos deliciamos com algumas das iguarias que por ali se encontram. Já não era cedo, mesmo para os padrões espanhóis, mas almoçámos tranquilamente, acabando por não ir visitar a cidade, ficando isso para um dia que tínhamos deixado sem programa, precisamente para voltar a algum sitio que não tivéssemos oportunidade de visitar aquando da primeira passagem por lá. Por tudo isto, fotos de Vigo não há.

Continuávamos na senda de não pagar portagens, pelo que os 70 km até ao local de pernoita, ainda iriam demorar, o que aliado ao adiantado da hora e ao pensamento na piscina aí existente, nos fez ir andando para Lestrobe.

impressionante o número de viveiros de marisco em todas as rias

Ponte de Rande





Em Lestrobe ficamos na Casa Antiga do Monte. Local bonito, que recomendamos e do qual só temos a dizer bem.





Fica o filme do dia:




Sem comentários:

Enviar um comentário