segunda-feira, setembro 02, 2019

Normandia 2019 - La Sarthe

Uma quase volta a La Sarthe


Dormir em Le Mans e não ir fazer uma parte do Circuito De La Sarthe é como ir a Roma e não ver o Papa. Foi imbuído deste espírito que ao chegar a Le Mans atravessámos a cidade, embora pelas circulares exteriores, mas atravessámos literalmente, pois vínhamos de norte e o Circuito fica a sul da cidade e do hotel onde iríamos ficar. 


a sair de Le Mans

já se lêem nomes familiares

a chegar a Tertre Rouge


Mas como o que tem de ser, tem muita força…. lá fomos andando até à zona de Tertre Rouge onde entrámos na D338, e um pouco mais à frente nos surge, vindo da direita a saída do circuito, logo após a curva de Tertre Rouge, e a entrada na citada D338. Aqui inicia-se a longa reta de Hunaudières, que em termos de corrida é entrecortada com duas chicanes, enquanto para nós é entrecortada com 2 rotundas. No fim das Hunaudières fica a curva de Mulsanne, uma direita bastante fechada, que para nós é mais uma rotunda, seguida de uma ligeira subida até à zona mais lenta do circuito, as curvas de Indianapolis e Arnage. Após estas duas curvaças segue-se uma pequena reta e para nós acaba a brincadeira e seguimos pela D139 até à porta do circuito, enquanto para os concorrentes se segue uma zona famosa, as curvas Porsche e Maison Blanche.

final da curva Tetre Rouge

Hunaudières

Hunaudières

a chegar a Indianapolis

entrada no circuito -curva Porsche

E pronto, foi aqui que acabou a nossa "quase volta". Daqui seguimos pela D139 até à porta do Circuito, para tirar a foto da praxe, e dali seguimos para o Hotel. Estávamos praticamente no centro da cidade, e foi a pé que fomos até uma agradável esplanada no centro da cidade onde jantámos. Assim acabámos mais um dia. 

Algumas curiosidades sobre o Circuito e as 24 horas:

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É apontada como a maior corrida do planeta. A prova de resistência que dura 24 horas é disputada anualmente desde 1923.

O circuito tem uma extensão de 13.626 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estradas nacionais. A reta de Hunaudières com uma extensão de 5 km foi dividida em três partes graças à instalação de duas chicanes em 1990. Esta medida foi necessária porque alguns automóveis, afim de poderem atingir uma maior velocidade, eram insuficientemente carregados aerodinamicamente, acabando por terem tendência a levantar voo. 

A maior velocidade já alcançada em prova dista de 1988 quando o WM-Peugeot pilotado por Roger Dorchyg atingiu 405 km/h.
O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com nove sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezanove. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas pertencia desde 1971 ao Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep, que percorreu 5.335 km à média de 222,304 km/h. Nessa altura o circuito não tinha chicanes. Este record foi batido pelo Audi R15 TDi em 2010, que ficou conhecido como carro 9, que completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5.410,713 km.

Para ficar a par de tudo isto e muito mais pode consultar esta página

Fica o mapa do circuito e o filme do dia:




    








1 comentário:

  1. Aquilo é que foi "voar"! O asfalto quase derreteu com a nossa passagem! 😊

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