sexta-feira, setembro 01, 2023

Verão 2023 dia 4

 06-08-2023 Arrifana, Ourense e Laxido

Hoje foi dia de internacionalizar a coisa. Como as previsões apontavam para uma subida acentuada das temperaturas, decidimos rumar para sítios mais frescos. 
O destino foi a região das Rias Bajas. Já visitado anteriormente, mas da qual gostamos bastante. Desta vez ficámos em Laxido, pequeno lugarejo a 2 Km de Rianxo, sede de Município, localizado junto à Ria de Arousa. 
As Rias Bajas situam-se entre Baiona e Fisterra e são compostas pelas rias de Vigo, Pontevedra, Arousa e de Muros-Noia.
A Ria de Arousa, é a mais extensa delas. Durante séculos, a sua amplitude e riqueza propiciaram invasões, pelo que, para as conter, no século XI construíram-se as Torres de Oeste, em Catoira, que atualmente servem de cenário para um divertido Desembarque Viking. 
À riqueza e variedade do meio natural une-se a ampla gama de produtos do mar e da terra, de peixes, mariscos e vinhos, que fazem a delícia de qualquer gastrónomo, e que se podem apreciar tanto nas cidades mais importantes, como Vigo ou Pontevedra, como nas numerosas vilas piscatórias.
Estávamos pois a jogar em casa

Saímos de Arrifana,  pela A4, voltámos a fazer as grandes descidas até Mirandela, mas hoje continuámos até ao nó 32, onde seguimos pela EN 213, passando por Valpaços e seguimos até Chaves.




Valpaços

Valpaços-Monumento ao Emigrante

Chaves - rotunda do Km 0 da EN 2

Relembrámos quando dali saímos rumo a Faro e seguimos para a fronteira de Vila Verde de Raia. Entrámos em Espanha e seguimos até Ourense.








Carro estacionado, foi altura de ir visitar o casco antigo de Ourense. Era Domingo e Ourense estava com bastantes visitantes, mas lá fomos andando.
Assim que começámos a andar fui assolado por uma ideia genial. Vou fazer uma petição para que todas as ruas com mais de 1% de inclinação tenham passadeiras destas:


Adiante... o centro histórico de Ourense é bonito, calcorreámos todas aquelas ruelas pejadas de monumentos e recantos interessantes.









Com isto tudo chegou a hora de almoço, e já que o departamento de logística teve a primeira falha ao recomendar um restaurante que encerra ao Domingo, não nos restou mais nada do que almoçar por ali, em confortável esplanada. A coisa até que não estava má, e começámos a levar a cabo a dieta galega.



Deixámo-nos por ali ficar algum tempo até estar na hora para ir embora.
Seguimos quase sempre por autovia e não voltámos a parar até Laxido. Quando chegámos, gostámos do que vimos.




Fazia-se sentir algum vento e a temperatura digamos que não estava nada quente, pelo que nem à piscina fomos.
Ao fim da tarde fomos até Rianxo, demos uma volta, continuámos com a dieta galega e assim terminou este primeiro dia.



Terminamos com o mapa e o filme do dia:




Sem comentários:

Enviar um comentário