quarta-feira, setembro 06, 2023

Verão 2023 dia 5

 07-08-2023 Laxido-Noia-Praia das Furnas- Curotiña

Acordámos com a desagradável sensação que o nosso estado de saúde, ao invés de melhorar, continuava a piorar. Pequeno almoço tomado e mais uns comprimidos e estávamos prontos para mais um dia. 
Laxido fica praticamente no final da Ria de Arousa, e o nosso primeiro destino de hoje, foi Noia, que fica praticamente no final da Ria de Muros- Noia e situada a norte da Ria de Arousa. Aliás, a Ria de Muros - Noia é a ria que se situa mais a norte, e por conseguinte a última das 4 Rias  das Rias Bajas.
Foi a segunda vez que passámos por Noia, mas ainda não foi desta vez que a visitámos, os comprimidos ainda não tinham feito efeito e a vontade de andar não era nenhuma.



Saímos de Noia pela Ponte Testal em direcção a Portosín, pequena vila piscatória com uma agradável praia, a Praia de Coira. Como o efeito dos comprimidos já se fazia sentir, aproveitámos para dar uma volta pela vila, beber um café e repor o stock de Paracetamol e Ibuprofeno.






Apreciada a Praia da Coira, seguimos para Porto do Son, sede de Município, que para alem da praia tem também um belo jardim. Aqui aproveitámos para visitar outra farmácia, desta vez foi xarope para a tosse...a coisa estava assanhada...




Já de saída, visitámos ainda a Capela da Atalaia e o Miradouro adjacente. A Capela dedica o seu culto à Virgem de Carmem, padroeira dos pescadores e remonta ao século XV, tendo sido remodelada no século XVIII






Apreciadas as vistas, seguimos para um local que nos despertava bastante curiosidade. Tratava-se da Praia das Furnas, mais concretamente do restaurante e de um  banco  existente na praia,  onde se desenrolaram algumas das cenas da série da Netflix Fariña. A reunião entre "Terito" e "Sito Miñanco" nesse banco despertou em mim o desejo de saber onde tinha sido gravada, e algum tempo depois, lá  estávamos.
Para além disso, almoçámos, e muito bem, no restaurante As Furnas, que viemos na altura a saber ser propriedade de uma portuguesa que ainda hoje trabalha na cozinha.
Como temos alguma "panca" até levámos um saquinho com bicarbonato de sódio para uma melhor encenação das fotos que imaginámos ir tirar.








Estava-se bem naquela esplanada, mas estava na altura de seguir. Assim fizemos, e quando chegámos ao Miradouro da Curotiña ficámos deveras impressionados com a vista que dali usufruíamos.
O mirante A Curotiña, a 386 metros de altitude, é dedicado ao escritor Ramón María del Valle-Inclán. Daqui avista-se a costa da comarca de Barbanza, Vilagarcía, a Ilha de Arousa, Vilanova de Arousa, Cambados, O Grove, as ilhas de La Toja e Sálvora e se o dia estiver claro avista-se Finisterra. Pensámos mesmo adquirir novo equipamento fotográfico, pois o nosso não é suficiente para que se perceba a grandiosidade da paisagem que dali se avista. De qualquer modo deixamos aqui algumas das fotos que tirámos.









Daqui até "casa" foi um pulinho, e mais um dia estava quase terminado.



Como de costume ao fim do dia fomos até Rianxo, onde se bebia uma cañhita antes de jantar e depois se continuava na dieta galega.


Para terminar, fica o mapa e o filme do dia:




Sem comentários:

Enviar um comentário