sábado, setembro 05, 2020

Entre Douro e Minho - dia 7

Quarta, 5 de Agosto 2020 Barrega - Gerês - Soajo 179 km


Hoje foi mais uma vez dia de mudar de poiso. Deixámos a Quinta da Fontinha com a sua piscina e cozinha apetecíveis e rumámos ao Soajo, onde iríamos ficar duas noites num alojamento local. O dia prometia, tinha muita coisa para ver e admirar, e tirando a primeira parte, era tudo novidade.
O início do dia até Vieira do Minho decorria na zona tantas vezes percorrida a ver os ralis de Portugal e de Fafe, pelo que a descrição de alguns locais será em linguagem ligeiramente encriptada, que só quem por lá já andou comigo entende. Nada de preocupante atendendo às visitas que o blog tem, e quem quiser esclarecimentos pode sempre fazê-lo nos comentários.😁😁

Sair de Barrega para Vieira do Minho é mais ou menos o mesmo que estar a ver o Vizo, ou Montim e querer ir de seguida para Luílhas. Foi mesmo isso que fizemos.

antigo café das sandes de queijo, que acabou por dar nome à estrada


entrada na EM.614


Tasquinha do Alto


Largo do Cruzeiro para a EM. 614-1


Pedraído


o "cruzamento da subida"


EM.614-1 a chegar a Gontim


"Cruzamento das Velhotas"



Parece que foi há muito tempo, mas ainda em Fevereiro aqui andei a ver o Rali de Fafe.
Daqui seguimos para Lagoa, seguimos pela esquerda até ao cruzamento "Fafe 17" e pronto, estávamos na EN. 205 prontos para seguir para Rossas e Vieira do Minho.
Antes de Vieira do Minho fomos espreitar o Ermal Teleski, situado na Albufeira do Ermal , o teleski é uma estrutura de predominância metálica, formada por um cabo assente em quatro mastros e dotada de um motor eléctrico. É uma estrutura invulgar e única no país que permite a tracção de esquiadores ao longo das águas da Albufeira, oferecendo a possibilidade de praticar, todo o ano, ski aquático, wakeboard, mono-ski e kneeboard através de um perímetro com cerca de 800 m. É o factor velocidade que constitui o aspecto aliciante deste divertimento, assim como os kickers espalhados ao longo do trajecto para que os mais audazes possam efectuar saltos.


Ermal Teleski












Depois de notarmos que a água mal chega para fazer ski, seguimos para Vieira do Minho. 
Igreja de Vieira do Minho







Sempre pela EN.304, passamos a Albufeira da Caniçada, com as suas emblemáticas duas pontes sobre o Cávado e fizemos a primeira paragem do dia em São Bento da Porta Aberta, onde visitamos o Santuário e bebemos um café.

A Barragem da Caniçada está localizada nos concelhos de Terras de Bouro e de Vieira do Minho, na bacia hidrográfica do rio Cávado, no norte de Portugal. A sua construção foi concluída em 1955.



Afinal a Covide é 19 ou é 10 ? 😎





O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário católico português, localizado na freguesia de Rio Caldo, em Terras de Bouro. Teve a sua origem em 1615, com a construção de uma pequena ermida. O actual santuário é do final do século XIX. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895. Recebe anualmente 2,5 milhões de peregrinos sendo o segundo maior santuário português, depois de Fátima.











Seguindo viagem deparámos de seguida com esta terra. Trata-se de uma pequena freguesia de Terras de Bouro que não se sente incomodada com a coincidência de nome que a OMS tentou evitar.










Não pensamos noutra coisa que não fosse combater tão terrível praga:



Depois de fazer a nossa parte para combater "o bicho" seguimos para o Campo do Gerês, onde se encontra uma das 5 Portas do Parque Nacional da Peneda Gerês que se  caracteriza por ser uma estrutura de recepção ao visitante, localizada estrategicamente, na principal entrada da área protegida do PNPG, no concelho de Terras de Bouro. Os visitantes podem visitar uma exposição com conteúdos genéricos sobre a região, sobre os principais valores naturais e culturais do PNPG e sobre percursos pedestres, pelo que reúne vários motivos de interesse.







O próximo destino foi a  Barragem de Vilarinho das Furnas, inaugurada a 21 de maio de 1972, está situada em São João do Campo, e faz parte da bacia hidrográfica do rio Cávado. Alimentada pelo rio Homem, tem uma altura de 94 metros, 385 metros de coroamento e é do tipo arco, e destina-se à produção de energia. A capacidade máxima de descarga desta barragem é de 280 m3 por segundo. A albufeira de Vilarinho das Furnas tem uma capacidade de cerca de 118 hm3 e fica numa área de cerca de 346 hectares.

Esta barragem tornou-se conhecida, principalmente, porque a sua construção obrigou ao desaparecimento da povoação comunitária de Vilarinho das Furnas. Nos anos de maior seca, quando se esvazia a albufeira, é possível visitar as ruínas da aldeia submersa, cuja memória ficou perpetuada através do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas.









Da antiga aldeia expropriada a 5 tostões o metro quadrado, tal como os terrenos circundantes,conforme a pessoa a quem pagamos 3€ para irmos de carro até ao local da antiga aldeia, e pertencente à Associação dos antigos Habitantes de Vilarinho da Furna nos confidenciou, pode-se ver nesta altura, somente os muros delimitadores das hortas. As casas só estão visíveis quando a albufeira está bem vazia.


a aldeia era ali
e o caminho para lá é por aqui




pequena cascata que se encontra pelo caminho

























Resumindo, é assim:



Por aqui estava visto, voltamos ao Campo do Gerês e embrenhámo-nos pela EM533, que depois passa a chamar-se simplesmente Estrada Florestal e que basicamente liga o Campo à Vila do Gerês. Pelo caminho paramos no magnifico miradouro Mirante Velho que tem a particularidade de estar quase de frente para o Miradouro da Pedra Bela, o que permite ver a paisagem de outro ângulo.


é por aqui



















Continuando, e para não perder a embalagem, seguimos para o Miradouro da Pedra Bela, bastante mais conhecido, e igualmente com belas vistas.







Também registámos em modo cinematográfico:



O tempo não pára, estava quase na hora de almoço, mas decidimos passar antes pela Cascata do Arado. E passámos, mas a confusão era de tal ordem que decidimos ir manter o distanciamento social para o Restaurante. 


à saída da Pedra Bela

esta tubagem serve para transferir água nos dois sentidos, das barragens de Vilarinho das Furnas e da Caniçada





Já almoçados saímos do Gerês pela Mata da Albergaria, e qual não foi o nosso espanto quando nos mandaram parar à entrada da mata para pagarmos uma portagem de 1,5€ . Seguimos até à Portela do Homem, a Cascata com o mesmo nome estava bem concorrida e fomos fazer mais uma incursão por terras da Galiza.




é bonito, mas não havia necessidade de pagar portagem

Cascata da Portela do Homem



antiga fronteira de Portela do Homem













A confusão e o número de carros era enorme, pelo que seguimos tranquilamente o nosso caminho até Lobios, já com o pensamento numa cãna fresquinha. 



notória a falta de água











Já por aqui tínhamos passado em 2016 (ver aqui) e o aspecto era este:





As termas devem estar fechadas, daí a ausência de pessoas, já quanto à ausência de água, não sabemos a razão.
Seguimos até Lobios, e foi no Cubano que fomos experimentar a tal cãna.









Continuamos por terras da Galiza, até à Albufeira do Lindoso, onde voltamos a Portugal.







西班牙人有幽默感










Um pouco mais à frente surge a Aldeia de Lindoso, célebre pelo seu Castelo e pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.



















Voltámos à Albufeira, passamos o paredão da Barragem do Alto Lindoso,  projectada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia eléctrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroeléctrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal.












A partir daqui, foi seguir para o Soajo, notando que a Praia Fluvial do Poço Negro estava cheia de gente, embora não se vislumbrasse água. Demos ainda uma espreitadela aos Espigueiros do Soajo, igualmente bonitos, mas em menor número do que os do Lindoso, e aproveitamos para conhecer um pouco da aldeia.







o peculiar Pelourinho do Soajo












Mais um dia a chegar ao fim, mas este teve um final bem agradável. Fomos jantar ao Saber ao Borralho, e desde a qualidade da refeição, à simpatia do Sr. Pedro e da Fátima, é complicado eleger do que mais gostámos. A coisa foi de tal ordem que ao sair marcámos mesa para o dia seguinte.

Fica o mapa e o filme do dia:






Sem comentários:

Enviar um comentário