quinta-feira, agosto 15, 2019

Normandia 2019 dia 2

sexta-feira, 2-8-2019 Miranda do Ebro - Mios 425Km

Hoje seria verdadeiramente o início do passeio. Do programa das festas constava paragem e almoço em Biarritz, visita e subida da duna de Pilat, e para terminar em beleza uma degustação, e já explico porque se chama degustação, de ostras e mais uns mariscos em Gujan-Mestras junto à Baía de Arcachon. Por todos estes motivos, nem custou a acordar e pelas 8:30 já estávamos a andar.
Até Irún seguimos por autoestrada, estávamos mesmo com pressa de chegar a França.

A linha de fronteira é a formada pelo Rio Bidasoa, e foi ao passar pela ponte sobre o Bidasoa que finalmente entrámos em França.

entrada em França

A partir daqui começámos a circular na D810, sendo Saint Jean de Luz a primeira cidade que encontrámos.

Saint Jean de Luz

Toda esta região tem belas praias e um clima ameno, pelo que nesta altura do ano, são bastante frequentadas. Foi no meio de algum trânsito e a circular devagar que chegámos a Biarritz, mas rapidamente se arranjou lugar para o carro num parque subterrâneo, com a particularidade de este ter um elevador que ligava a parte alta da cidade  à praia. Gostámos de Biarritz. A cidade começou por ser uma vila de pescadores e caçadores de baleias, mas  tornou-se num refúgio para a elite do séc.XIX, muito por acção de Napoleão III e sua esposa Eugénie de Montijo, quando estes, em 1854, escolheram um penhasco com vista para as duas praias douradas da cidade, como o local de sua nova casa de veraneio, que se viria a chamar Villa Eugénie. Para além desta, também o magnífico Hôtel du Palais, originalmente construído pela Imperatriz Eugénie por volta de 1855 é mais um dos ex-libris da cidade. Dizem os mais saudosistas dos tempos aristocráticos que Biarritz se democratizou, primeiro por influência da instalação de uma universidade para soldados americanos no final da II Grande Guerra e depois nos anos 1960, com a chegada dos surfistas.

Notre Dame du Rocher - Église Sainte Eugénie

em Roma sê romano

Hôtel du Palais
Biarritz foi, sem dúvida, a primeira das boas surpresas que tivemos. Bem que  por lá ficávamos mais uns dias ,mas os planos eram outros, pelo que nos fizemos ao caminho. A próxima paragem seria na Duna de Pilat, para lá chegar fizemos mais umas belas estradas e passámos por Biarrotte e Biscarrosse, esta conhecida por  albergar a Base de Hidroaviões no Lago de Biscarrose e de Parentis.

A seguir a Biscarrosse seguimos pela D218 que nos levou até à Duna de Pilat, praia de Pyla e à Reserva Natural do Banc D'Arguin. Curioso que na Mauritânia existe um Parque Natural com o mesmo nome.

A Duna de Pilat, o Banc d'Arguin e a Floresta des Landes de Gascogne

Por Larrousiney em Wikipédia em francês - Obra do próprio
A Duna de Pilat é a maior duna da Europa, tem entre 100 e 115 metros de altura, uma largura de 500 metros, da praia à floresta e estende-se por 2,7 Km de comprimento, sendo constituída por 60 milhões de metros cúbicos de areia...é mesmo muita areia para a minha camionete...
A Duna teve origem devido a um fenómeno geologicamente muito recente: o colapso no século XVIII de um grande banco de areia oceânica situado em frente à sua costa. Este banco de areia proporcionou o material sedimentário, tendo este sido depois transportado progressivamente pela natureza e acumulado, como resultado da actividade humana de florestação e de luta contra a invasão arenosa, para formar a duna

A Reserva Natural do Banc D'arguin é um banco de areia com cerca de 4  km de comprimento e 2  km de largura na maré baixa. O banco é mais ou menos visível dependendo do estado da maré . Além disso, sob a acção das correntes marítimas, das marés e do vento, muda continuamente a sua forma e localização.

A Floresta des Landes de Gascogne é um maciço florestal com uma área de quase um milhão de hectares, qualquer coisa como 100 vezes a área de Paris,  é a maior floresta artificial da Europa Ocidental . Acrescente-se que a Duna de Pilat está a crescer para dentro da floresta cerca de 3 a 4 metros por ano.

a subida desmoraliza...

Banc D'arguin

Baía de Arcachon

a descida pela areia é uma maravilha
Para sair daqui apanhámos alguma fila, que continuava na auto estrada para Bordéus, mas nós íamos mesmo para outro destino, pelo que a coisa se resolveu.
Rumámos ao hotel em Mios, onde nos refrescámos, que isto de subir dunas é puxado.... e fomos até  Gujan-Mestras, local mágico onde fomos então degustar as ostras, e degustar porquê? porque todas as cabanas ali existentes, não se podem chamar restaurantes, nem bares, são pertença dos criadores de marisco que naquela baía com grande amplitude de marés têm os seus viveiros e têm estes pseudo restaurantes onde só podem vender marisco, bebidas, pão e patês. Para nós estava perfeito e elegemos este para nos banquetear com uma mariscada bem regada.

Por hoje estava feito, fica o mapa  e o filme do dia: