domingo, agosto 09, 2020

Entre Douro e Minho - dia 1

Quinta-feira, 30 Julho 2020 Almada-Ponte de Lima - 456 Km

Muitas alterações, algumas marcações e desmarcações depois, eis que finalmente se definiu a voltinha deste verão.
Como o nome deixa entender, para este ano escolhemos o Minho, Gerês, parte de Trás-os-Montes e algumas incursões a Espanha, e digo algumas, porque se estou a contar bem, foram 5 as vezes que cruzámos a fronteira, algumas delas em sítios verdadeiramente curiosos.

Este primeiro dia começou nublado e fresco, 17 graus, mesmo bom para fazer quilómetros de seguida até chegar a Ponte de Lima, local onde fomos passar as 3 primeiras noites.

Para não ser sempre igual, desta vez seguimos pelas A8, A17 e A29 até à primeira paragem do dia  na Praia de Miramar para apreciar uma Capela que me seduziu desde que a vi pela primeira vez. Trata-se da Capela do Senhor da Pedra, implantada sobre um maciço rochoso, no areal da praia  em 1686.

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguinte.

Estádio de Aveiro

Miramar

Apreciada a Capela, e pensando que deve ser  verdadeiramente espectacular vê-la num dia de temporal, com o mar a rodeá-la, seguimos rumo ao Porto, onde cruzamos o Douro pela Ponte da Arrábida. Seguimos pela A28 e seguidamente pela EN.13 até Fão, perto da Praia de Ofir e da foz do Rio Cávado, onde fomos almoçar ao Restaurante A Lareira, afamado pelas Costelinhas com arroz de feijão, sendo que as costelinhas são piano de entrecosto e o arroz é de feijão branco, diferente mas bom.

Ponte de Fão sobre o rio Cávado

Bem almoçados, seguimos, agora em ritmo de passeio, que é como quem diz, só por estradas nacionais, municipais e afins...os afins são mesmo caminhos de cabras.
Até Ponte de Lima foi um instante, e já que chegámos cedo e estava relativamente pouco calor, aproveitamos para conhecer a cidade.

Ponte de Lima foi fundada em 1125 pela Condessa Dª. Teresa de Leão, mãe do primeiro rei de Portugal. É  uma das mais belas e antigas vilas de todo o país.

A Ponte romana e medieval construída há cerca de 2000 anos pelos romanos para ligar Bracara Augusta (actual Braga) a Asturica (atual Astorga em Espanha), e que foi alargada durante a época medieval devido ao desvio do leito do rio é um dos ex-libris da Vila.

a ponte faz também parte do Caminho de Santiago

Reza a lenda que  em 135 d.C. os soldados romanos recusaram-se a atravessar o rio Lima. A beleza do lugar fê-los pensar que estavam junto ao rio do Esquecimento (rio Lethes) que fazia perder a memória daqueles que bebessem das suas águas ou que o atravessassem.
Furioso com a situação, o comandante romano Decius Junius Brutus decidiu atravessar o rio para lhes mostrar que eles estavam enganados. Uma vez chegado ao outro lado do rio, o comandante chamou cada soldado pelo seu nome mostrando, dessa forma, que eles não estavam perante o rio do Esquecimento. As fotos seguintes são uma reconstituição dessa lenda.

Decius Junius Brutus

Ponte de Lima vive junto ao rio, nas suas margens são inúmeras as obras de arte, parques, e paisagens  bem bonitas.

Torre da cadeia velha

Igreja de Santo António da torre velha

caminho dos plátanos

Capela do Anjo da Guarda

chafariz do largo de Camões

Igreja Matriz

Estava na hora de ir  conhecer o local de pernoita e desfrutar de uma agradável piscina.

Este dia estava a terminar, voltamos a Ponte de Lima para jantar e para uma voltinha pela vila, e voltamos ao nosso poiso, estava assim:

Fica o mapa e o filme do dia: