terça-feira, julho 02, 2019

Estrada Nacional 2 - de norte a sul - 5º dia

segunda-feira,24 de Junho 2019 

Castro Verde - Faro - Almada - 410Km


Aproximava-se a passos largos o final desta viagem realmente gratificante pelo Portugal interior. O título desta série de artigos também se poderia chamar Estrada Nacional 2 - Pelo País das mines, pois as minis são sem qualquer dúvida a bebida mais consumida por estes lados.

Começamos o dia de hoje com um desvio pela EN.123 para ir ver a Ermida de São Pedro das Cabeças.A pequena e graciosa Ermida de São Pedro das Cabeças ergue-se numa elevação dos arredores de Castro Verde, no local onde, segundo a lenda, se terá realizado a Batalha de Ourique. Ainda de acordo com a tradição, o pequeno templo terá sido mandado construir por D. Sebastião durante a sua visita ao local em 7 de janeiro de 1573, em homenagem à vitória de D. Afonso Henriques sobre os cinco reis mouros com os quais pelejou. A ermida pertence ao grupo de sete capelas irmãs, que se avistam todas umas às outras: Senhora do Amparo, em Mértola; Senhora de Guadalupe, em Serpa; Senhora da Cola, em Ourique; Senhora do Castelo, em Aljustrel; Senhora da Saúde, em Martim Longo; Senhora da Piedade, em Loulé e Senhora de Aracelis, em Castro Verde. A Ermida tem na sua própria estrutura um marco geodésico a 245 metros de altitude.









Apreciado este pedaço de história, voltamos a Castro Verde para continuar a seguir a EN.2.
Aproveitamos para tirar mais umas fotos e seguir até Almodôvar. Aqui era feriado pelo que tivemos de carimbar nos Bombeiros, tudo o resto estava fechado.

paragem da carreira em S. Pedro das Cabeças

Castro  Verde

Castro Verde

o campo da feira





Almodôvar

























Em Almodôvar tem início a Estrada Património que vai até São Brás de Alportel (55 km). A estrada  foi requalificada, a intervenção incluiu a melhoria do pavimento, criação de áreas de repouso, restauro das casas de cantoneiros, abate de espécies invasores, poda de árvores e arbustos junto à estrada e reabilitação de miradouros e fontanários.






aqui começa o Algarve - Ribeira do Vascão

























Aqui no Monte da Seiceira, escondido da via principal encontra-se um pequeno oásis algarvio em plena Serra do Caldeirão. Não se trata de uma praia fluvial, mas antes de um pequeno espelho de água junto a um parque de merendas bem arranjado, com direito a churrasqueiras e casa de banho. A Fonte da Seiceira foi inaugurada em maio de 2016.































Por esta zona deveria constar no passaporte a folha de Loulé e não a de S. Brás de Alportel, pois tal como está, só depois de estarmos em S. Brás percebemos que temos de voltar atrás para carimbar Loulé, definitivamente o Passaporte deveria ser melhorado. 
Segue-se o Ameixial, o miradouro do Caldeirão e perdido junto a Vale da Rosa está o marco do Km 700, por nós devidamente registado, só nos ficou a faltar os dos Km 200 e 400 por não estarem lá.













Faro aproximava-se rapidamente, ainda passámos por Cortelha e pela conhecida Casa dos Presuntos, e por Barranco do Velho e pelo também afamado Restaurante Tia Bia, mas só voltamos a parar em Estói para uma breve visita ao Palácio.
Casa dos presuntos

Restaurante Tia Bia
Grupo Motard Serra do Caldeirão
Alportel


S. Brás de Alportel


Palácio de Estói



























Estava na hora de almoço e estava mesmo a apetecer um peixinho para desenjoar. Seguimos para Faro, registámos o km final e fomos almoçar.







Depois de almoço, carimbámos a quadricula final, tiramos mais umas fotos e viemos para casa de auto estrada, também para desenjoar...









 Vai-se tornando um hábito sermos recebidos de braços abertos















Fica o filme do dia:



1 comentário:

  1. Excelente viagem! Boa prosa sempre acompanhada por um excelente registo fotográfico! Venha a próxima! 😊

    ResponderEliminar