segunda-feira, junho 17, 2019

Na rota da Seda

Fim de semana de 24 e 25 Maio de 2019


Não, não andamos pelas Ásias, nem tão pouco a negociar seda. A rota da seda por nós feita, tem a ver com a Ribeira de Seda. 

A ribeira de Seda é um curso de água de Portugal, que nasce da reunião de vários pequenos ribeiros na serra de São Mamede, perto de Portalegre. Atravessa os concelhos de Portalegre e do Crato, entra no concelho de Alter do Chão, engrossando o seu caudal por via da afluência de outras ribeiras e ribeiros. O seu curso é interrompido no concelho de Avis formando a barragem de Maranhão. Continua depois até ao concelho de Mora, onde se junta à ribeira de Tera, junto à vila de Cabeção, formando a ribeira da Raia.

Fizemos grande parte deste percurso em sentido contrário, desde Cabeção até Portalegre, mas vamos por partes…. Tínhamos uma dormida para Alter do Chão, no Convento D’Alter, pelo que tratamos de arranjar umas coisitas para nos entretermos pelo caminho.

Marcamos uma visita à Coudelaria de Alter, e aproveitamos para passar pelo Fluviário de Mora para comprar o Passaporte da Estrada Nacional 2 …está para breve a passeata. Como a visita à Coudelaria começava às 15h, não dava tempo para almoçar no Cabeção, tínhamos de almoçar bem perto de Alter. Passamos por Avis, mas Avis é deserto mesmo, pelo que, confesso que meio à toa, fomos almoçar a Seda. Em boa hora o fizemos, pois, o restaurante Candeeirinho teve o condão de nos surpreender pela positiva.

Foi já bem almoçados que fomos fazer a visita à Coudelaria, e como era sexta-feira tivemos o “bónus” de ver a eguada a sair para o campo, de onde só voltavam na terça-feira. 

Terminada a visita fomos até ao hotel, ficamos por Alter, jantamos no Páteo Real e no dia seguinte fomos até Portalegre, almoçamos no Mil Homens na Portagem, e viemos até casa.

Ficam umas fotos e um filme.




nada fotogénico...


Este se coubesse no carro tinha vindo comigo




















Hotel Convento D'Alter- pena ainda não estar tempo para um mergulho
lá tivemos de ir atestar a Espanha


Marvão lá no alto

cabine da brisa em Portagem



a alhada de cação no Mil Homens continua muito boa

Marvão






1 comentário: