quarta-feira, agosto 22, 2018

Pirenéus e arredores dia 3

Sexta-feira 3-8-2018 Bilbau – Sabiñanigo 360Km

Pelas 9 da manhã demos início a mais um dia, não de trabalho, mas de ócio…apreciamos muito o ócio….
Mais uma voltinha pelas redondezas do Guggenheim e lá fomos sempre pelas nacionais até S. Sebastian, ou como se diz em Basco, Donostia. Em boa hora decidimos ir pelas nacionais, pois esta região do Golfo da Biscaia é bonita de se ver. Deba, Getaria, Zarautz e Orio foram algumas das lindas terras por onde fomos passando e que mereciam sem dúvida mais tempo para serem exploradas. Foi a admirar todas estas maravilhas que chegámos a S. Sebastian e à sua conhecida praia La Concha, que em 2016 foi considerada pela revista Travel and Leisure a segunda melhor praia urbana do mundo. Carro no parque subterrâneo, de outra forma era impossível, e lá fomos dar uma volta pelas estreitas ruas da Parte Vieja que é o nome que recebe a parte mais antiga do centro histórico. Foi aqui, mais precisamente no Restaurante Txoko que tivemos uma das melhores refeições da viagem.
Bilbau

Monte Urgull

Basílica de Santa Maria del Coro

publicidade num cabeleireiro
De bom grado por ali ficávamos mais uns dias, mas…o objetivo era o Tourmalet, pelo que nos fizemos de novo à estrada, desta vez rumo a Pamplona, onde pretendíamos entrar na cidade e fotografar o monumento ao Encierro, como quem diz em basco, o San Fermin entzierroa.
As Festas de São Firmino, em castelhano Fiestas de San Fermín ou em basco, Sanfermines realizam-se todos os anos entre 6 e 14 de julho. Os festejos começam dia 6 de julho, ao meio-dia em ponto, com o chupinazo (lançamento de um foguete) da sacada do Palácio Consistorial e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida “Pobre de Mí”. Uma das atividades mais famosas dos Sanfermines é o encierro, que consiste numa corrida de touros ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona, que culmina na praça de touros da cidade. Os encierros realizam-se todos os dias entre 7 e 14 de julho às 8 horas da manhã e normalmente duram três a quatro minutos.

lá como cá

a chegar a Pamplona

Passado este momento mais tauromáquico, bebemos um excelente café no bar La Boteria, mesmo junto à Monumental de Pamplona e seguimos para Jaca e para o nosso poiso desta noite que ficava em Sabiñánigo.

Monumental de Pamplona

Pelo caminho ainda houve oportunidade de ver duas coisas interessantes. Uma é que a A21 tem uma parte que ainda não está acabada, nem começada, ao que me pareceu, e a outra é que por este motivo circulámos durante uns km na N 240, que nos permite ver o Embalse de Yesa, agradável represa muito frequentada como praia. Passamos por Jaca e rapidamente chegámos a Sabiñánigo. Check-in, banho, jantar, voltinha pela terra e mais um dia cumprido, e já agora comprido também.

Embalse de Yesa

Sabiñánigo

Fica o mapa e o filme do dia: