segunda-feira, setembro 25, 2017

Voltinha pelo Douro Dia 1

15-09-2017
 Almada-Salto de Saucelle 477Km

Isto de passear por auto-estrada, decididamente, não faz o meu género, vai daí, fizemo-nos à estrada e tirando os quilómetros inicias percorridos na A.E.2 e a passagem por Castelo Branco pela A.E.23,foi mesmo pelas nacionais que fomos andando.
Cafezinho tomado na área de serviço da Cepsa da Lançada, foi com ânimo que fomos passando por Coruche, Couço, Montargil e Ponte de Sôr. A chegar à Barragem do Fratel surgiram as primeiras áreas ardidas, e dá para imaginar, ou talvez não dê mesmo para imaginar, o que será aquilo tudo a arder.

Um pouco mais à frente entramos na A.23, e por lá fomos andando até passar por Castelo Branco, e na saída 24 voltamos ás nacionais.

Penamacor ficou para trás, Sabugal e o seu altaneiro castelo também e chegamos a Almeida mesmo a horas de dar uma voltinha pela vila e de almoçar.
castelo de Sabugal
Almeida

Apreciadas as vistas, foi altura de ir almoçar, e o restaurante A Muralha foi o escolhido. Excelente carne devidamente acompanhada pelo recomendado vinho da casa que era mesmo muito agradável.
 De volta à estrada, seguiu-se Figueira de Castelo Rodrigo.

Quase a chegar a Barca D'Alva, pela E.N.221, paramos no Miradouro da Sapinha, e foi onde pela primeira vez vimos o Douro e neste caso, o seu afluente Águeda.

Em Barca D'Alva foi altura de ir ver o Douro ali mesmo ao lado.

Passada a ponte Almirante Sarmento Rodrigues, dirigimo-nos ao Miradouro das Alminhas, sítio visitado em Abril, sem imaginar que também ali tinha andado o fogo.

em Abril era assim...

Aqui comecei a lembrar-me de uma casa bem engraçada que ficava um pouco mais à frente, e se tinha resistido ou se também tinha ardido. Chegados lá, percebemos que tinha escapado.

Daqui o destino era Freixo de Espada À Cinta, e aproveitamos para fazer alguns quilómetros do track usado em Abril.

Chegados a Freixo de Espada À Cinta, foi altura de meia de esplanada, e dar um passeio pela vila.

Com isto tudo estava na hora de ir até ao hotel de hoje. Era mesmo ali perto, mas já em Espanha. Tratava-se de um aldeamento, bem engraçado, pena mesmo o adiantado da hora, pois a piscina estava apelativa. Para lá chegar foi só passar a antiga fronteira, situada na barragem de Saucelle.

Hotel Oca Aldeaduero

Ainda voltamos a Portugal para jantar, foi no restaurante Cintadouro, em Freixo de Espada À Cinta, bom jantar acompanhado com um tinto da região, nada de transcendente, mas agradável.
 Altura de regressar ao hotel, fazia algum frio, e de primeiro dia estava feito, foi assim: