segunda-feira, janeiro 09, 2017

De rasteirinho até aos Picos….e volta dia 2


Sábado 06-08-2016 Bubaces - Ferrol 307,5 Km


Para o dia de hoje o objetivo era ir passeando desde Bubaces até Ferrol, e escolhi Ferrol por dois motivos:
La Corunha estava cheia, pelo menos para o nosso orçamento, e o Armindo Araújo até já tinha ido a um Rally em Ferrol, e na reportagem li que o marisco era bom…portanto porque não arriscar?

Não nos levantamos propriamente cedo, e quando fomos ao pequeno-almoço apanhamos a primeira decepção da viagem: aqueles gajos comem coisas estranhas ao pequeno-almoço….digo eu, nem uns ovinhos, nem sumo de Ponte de Sor…enfim...fraquinho, e o problema nem era daquele hotel, o problema foi-se repetindo diariamente.

Se isto fosse uma corrida...hoje seria o dia da navegação, tal era o número de estradas que iríamos percorrer, mas a coisa até que correu bem. O Tom tom só se passou uma vez, mas a navegadora estava em cima da jogada.
Saídos de Bubaces o primeiro “waypoint” era a bomba de gasolina de Lobios, e ela lá estava, com um preço apetecível, mas sem faturas, como na maior parte das bombas, dos restaurantes e dos hotéis….e nós é que fugimos ao fisco…..continuando, abastecido o rasteirinho, lá fomos andando, quase sempre por auto vias sem portagem, e quando demos pelas horas percebemos que dava tempo de ir almoçar a Ferrol. Em boa hora nos decidimos, pois comemos uns mexilhões ao natural que se viriam a revelar os melhores de toda a viagem. Ferrol é uma cidade pequena, piscatória, mas muito bonita e acolhedora, gostámos mesmo.
a caminho de Ferrol
a caminho de Ferrol
a caminho de Ferrol

Depois de almoço foi altura de dar uma voltinha pelas avenidas de Ferrol e ficar com uma ideia daquilo, fazer o check-in no Hotel Almendra 43º29.188’N e 8º14.070’W, e ir espreitar a praia. Fomos andando, um bocado sem rumo certo, até que vimos uma tabuleta a dizer Cabo Prioriño…..bora lá espreitar isto…
O Cabo Prioriño encontra-se na entrada da ria de Ferrol. Começou a funcionar, pela primeira vez, em 1854,actualmente está acompanhado pelo novo porto de Ferrol, por uma estação de tratamento de águas residuais, e por um Observatório de aves. Perto ficam as praias de Doniños e a lagoa com o mesmo nome, e a praia de Punta Penencia e o aconchegante bar Refugio Lume-Boo 43° 29.236'N e  8° 19.304'W, onde paramos um bocadinho e nos arrependemos de não ter calção de banho, a praia estava mesmo apetecível. Como não havia fato de banho….a Estrella Galicia é que pagou…. Estava-se bem ali.
a caminho do Cabo Prioriño
a caminho do Cabo Prrioriño
a Etar
escavações arqueológicas


acesso á parte inferior do farol

o farol Hércules na Corunha
a ria de Ferrol

o farol

a fotógrafa em acção
posto meteorológico em obras

a casa do farol



o novo porto
junto ao farol



a ria....é grandita
praia de Punta Penencia

praia de Punta Penencia

praia de Punta Penencia
praia de Punta Penencia
de volta a Ferrol
de volta a Ferrol

De volta a Ferrol, foi altura de refrescar no hotel e sair para a rua, desta vez a pé, dar uma volta pela Feira Medieval que decorria nesta altura e começar a pensar em arranjar sitio para jantar. O “sítio” nós encontrámos, mas estava com bastante lista de espera, pelo que tivemos de rumar a outro local, mas lá acabamos por jantar. Mais uma voltinha e de segundo dia estava feito.

1 comentário:

  1. Ferrol, os melhores mexilhões e muita estrella galicia! Uma boa surpresa

    ResponderEliminar