terça-feira, setembro 09, 2025

Aveiro e arredores I

 2ª feira 25 de Agosto de 2025

Passada que foi a onda de calor que nos fustigou desde o fim de Julho até meados de Agosto, lá nos resolvemos a sair de casa. Mesmo assim, escolhemos um sítio no litoral centro/norte e onde a possibilidade de chover é real.
Aveiro foi a cidade eleita, e para "base" escolhemos um turismo rural a meio caminho entre Aveiro e Cacia.
Da viagem não há nada a assinalar, foi auto estrada até Aveiro. Aqui  chegados, estacionámos o carro e começaram as surpresas. Passei um ano do serviço militar em São Jacinto, claro que já foi há algum tempo, mas fiquei deveras surpreendido pela quantidade de turistas que enchiam a cidade. Estacionámos num Parque subterrâneo no Rossio de Aveiro e eram bastantes os moliceiros cheios de turistas a passear nos canais, também estes eram bastante mais do que os que eu me lembrava, e lá fomos nós também dar uma volta de Moliceiro pelos canais da Ria de Aveiro. Foi agradável a voltinha, e permitiu ver  parte da cidade de outra perspetiva. 










Depois do passeio de moliceiro, barco típico de Aveiro, originalmente utilizado para a apanha do moliço, que era utilizado para estrumar os campos agrícolas, mas que hoje são apenas utilizados para fins turísticos, chegou a hora de ir almoçar. O largo da Praça do Peixe, local onde se concentram muitos restaurantes estava a abarrotar, pelo que fomos andando um pouco mais para o interior e perto da Capela de São Gonçalinho encontrámos um restaurante "very tipical" e foi mesmo aí que almoçámos muito bem. O arroz de tomate fica na memória.
Fizemos uma caminhada até aos Bombeiros para ver o restaurante onde estávamos a pensar vir jantar, e seguimos para o estacionamento.
De novo de carro fomos até Ílhavo visitar o Museu Vista Alegre. 
Situado no terreno da fábrica de porcelanas com o mesmo nome, o Museu Vista Alegre expõe o registo da evolução no fabrico da porcelana portuguesa. Inaugurado no ano de 1964, e tendo recentemente sido objeto de um profundo processo de ampliação e requalificação, tem patente ao público uma vasta gama de magníficos exemplares da porcelana decorativa e doméstica.










Visitado o museu, foi hora de nos dirigirmos àquela que iria ser a nossa casa nos próximos dias. Check-in feito, e visitada a propriedade, fomos conhecer os arredores. Descobrimos uns excelentes passadiços e por ali fomos andando até nos fartarmos.





Para finalizar o dia optámos por não voltar a Aveiro e ficarmo-nos por um restaurante ali bem próximo que até tinha leitão e tudo. 
Regressámos a casa e de primeiro dia estava feito.


1 comentário: