3 de Agosto 2024 -Monção-Baiona-A Guarda
O programa das festas para hoje consistia em visitar duas cidades do litoral da Galiza, assim como a bonita estrada que as une.
Embora já tivéssemos visitado Baiona em 2021, há sempre mais coisas para ver e desta vez focámo-nos no Passeio do Monte Boi e na zona histórica adjacente à zona ribeirinha, ao invés da anterior viagem em que demos primazia à Fortaleza de Monterreal e sua famosa torre do Príncipe, que na atualidade é uma Pousada.
Com este objetivo em mente, saímos de Monção para Valença, onde atravessámos o Rio Minho e entrámos em Espanha.
Depois de um curto percurso em autovia, passámos para as nacionais de que tanto gostamos para sentir as terras e seguimos até Baiona.
Estacionámos no parque do Porto de Baiona e fomos percorrer os quase 2 km do passeio junto ao mar ao redor do Monte Boi, daí o nome de "Paseo do Monte Boi"
O percurso inicia-se na Praia da Cuncheira, circunda a Fortaleza de Monterreal e termina junto à Porta Real. Pelo caminho passamos pela Cetária de Cerdedo, viveiros naturais construídos no século XIX sobre as rochas do mar. Aqui eram armazenadas principalmente lagostas, mas também outros tipos de mariscos.
Outro local a admirar é o Monumento à nossa Senhora dos navegantes, santa padroeira dos marinheiros.
E assim chegámos à Porta Real onde termina este bonito passeio.
Aqui chegados, destaca-se uma caravela em plena marina. Trata-se de uma réplica da Caravela Pinta, que integrou a expedição de Cristovão Colombo na viagem em que, navegando para oeste pelo Oceano Atlântico, veio a descobrir o continente americano.
Era a melhor e mais rápida embarcação da expedição: foi a bordo dela que, a 12 de Outubro de 1492, primeiro se avistou o Novo Mundo. Baiona, por sua vez, foi o primeiro porto europeu a receber a notícia, como atesta um mural de azulejos sobre a caravela. Uma réplica foi construída no quinto centenário do descobrimento, funcionando hoje como museu.
Não visitámos a caravela, demos uma volta pelo casco antigo, e rumámos a A Guarda, já lá tínhamos almoçado, e pareceu-nos melhor opção do que ficar em Baiona que estava cheia de gente.
fomos andando e apreciando a estrada, que diga-se é bem bonita.
Chegados a Guarda, demos continuação à nossa dieta mediterrânica.
Estava quase feito por hoje, faltava ir atestar a Tui a preço escandaloso... e entregarmo-nos aos prazeres da piscina.
Voltámos a ir jantar a Salvaterra do Minho. A Cantinera ficou-nos no goto, muito bom e com atendimento muito simpático. Hoje estávamos com tanto apetite, que nem fotos tirámos.
Para terminar fica não um, mas dois filmes do dia.