quinta-feira, dezembro 21, 2023

Estremoz, Cozinha dos Ganhões e Badajoz -3º dia

Domingo, 3 de Dezembro de 2023

Hoje era o dia do regresso a casa, mas ainda tínhamos algumas coisas para ver e alguns petiscos para degustar.
Pela manhã e após o pequeno almoço fomos espreitar a piscina  e mais alguns recantos do Monte.




De seguida rumámos ao Castelo de Estremoz.




De Estremoz estava feito, o almoço estava marcado para o Alandroal, e pelo caminho ainda passámos por Borba e Vila Viçosa.
Em Borba limitámo-nos a dar uma volta de carro pela vila e a perceber que as pedreiras são imensas e decerto escondem alguns buracos dignos de registo. Deverá ser interessante ver a zona das pedreiras com imagens de um drone.
Em Vila Viçosa, parámos e fomos ver a estátua equestre de D. João IV. Lembrámo-nos de uma curiosa história que dizia ter havido algum "problema" com os testículos do cavalo. Perguntámos ao porteiro do Palácio se conhecia a história e logo nos respondeu que o que sucedeu foi que quando a estátua foi inaugurada, o cavalo não tinha os testículos. Ora tratando-se um cavalo todo garboso, logo a população de Vila Viçosa veio exigir que os mesmos lá fossem colocados, pois só assim o cavalo ficaria completo. Saliente-se que tal exigência foi atendida e hoje o majestoso cavalo está inteiro, tal como a foto seguinte mostra.



Estava na hora de almoço e lá fomos até ao Alandroal, onde a  Adega dos Ramalhos no serviu um cozido de grão...daqueles que perduram na memória.



Depois de tão árdua tarefa, viemos devagarinho e a aproveitar as grandes retas que por ali abundam, até Évora, e de seguida até casa.






Como de costume, ao chegar a casa a recepção foi de braços abertos 


Para terminar, fica o filme do dia:



Sem comentários:

Enviar um comentário