quinta-feira, agosto 17, 2023

Verão 2023 - dia 1

03-08-2023  Almada - Castelo Branco - Arrifana

Seja por incapacidade na procura de novos destinos, seja por haver algumas condicionantes às nossas escolhas, o certo é que já vamos repetindo destinos. Por este andar qualquer dia não saímos de casa... adiante...

Este ano marcámos uns dias em Arrifana, localidade perdida na freguesia de Vale de Prados pertencente ao concelho de Macedo de Cavaleiros, e mais uns em Laxido, lugarejo galego, situado nas Rias Bajas, bem próximo de Rianxo e da ria de Arousa.

Para este primeiro dia decidimos ir almoçar a Castelo Branco, de modo a partir a viagem ao meio. Tivemos o bom senso de sair às 10 da manhã, o que ajudou muito a que se tenha dormido descansadamente.

O caminho foi o do costume, até o pequeno almoço foi na área de serviço da Lançada, depois foi continuar por nacionais e só depois da Barragem do Fratel seguimos por auto estrada até Castelo Branco.

a A33 vai passar a ter 3 faixas

o caminho para a Barca da Amieira

entrada na AE33

adega 23 em Sarnadas do Rodão

Para almoçar em Castelo Branco decidimo-nos pela Marisqueira Paulo. Bem classificada no Google, com umas fotos prometedoras, não nos desiludiu, antes pelo contrário. Íamos a pensar nuns camarões e num prego, mas fomos aconselhados a escolher umas ameijoas e um solomilho. As ameijoas eram da Ria Formosa e o solomilho é uma das especialidades da casa, almoçámos muito bem.

a Ria Formosa passa em Castelo Branco 😎

o tal de solomilho

Depois de almoço contemporizámos e seguimos por auto estradas. Começámos pela A23, seguiu-se a A25, onde curiosamente entrámos no nó de Arrifana, e finalmente o IP2 até bem perto de Macedo de Cavaleiros. Mais meia dúzia de km na EN 102 e chegámos a Arrifana.
Curiosamente a viagem da parte da tarde, apesar de alguma auto estrada, foi bastante bonita e agradável. Feito o check-in, foi altura de descansar um pouco e ir visitar Macedo de Cavaleiros, onde jantámos. Nota curiosa sobre Arrifana é que para além dos alojados no hotel, não vislumbrámos mais nenhuma pessoa…

túnel de Alpedrinha

a caminho do Alto de Bornes

a chegar a Macedo de Cavaleiros

Hotel Pure Azibo em Arrifana

o típico rodeão de vitela

Terminamos com o filme do dia: