sábado, setembro 03, 2022

Verão 2022 dia 7

07-08-2022 -À volta de  Provesende  77 Km

Para hoje, Domingo, optámos por uma voltinha curta, à volta de Provesende. 
Perguntar-se-ão os mais atentos, como estará o funcionamento da caixa de velocidades. Desde ontem, e até ao dia em que escrevo estas linhas(3-Set.)nunca mais falhou. Mais intrigante do que ter avariado, foi o ter ficado boa. Devia ter a ver com o fuso horário 😄 e a reparação deve ter sido por regeneração😂😂😂
Adiante, saímos de Provesende pela descida do costume até ao Pinhão, é curioso que todos os dias se descobrem novas e belas paisagens, e claro está, aproveitámos para mais umas fotos.

Chegados ao Pinhão, fomos ao centro ver como estava a confusão, e voltámos para trás, hoje não seguiríamos pela EN. 222, mas sim pela EN.322-3. O Pinhão estava estranhamente calmo, ainda para mais a um Domingo, e foi também calmamente que fomos andando em direcção a Castedo. Aqui reparámos que o relógio da torre da Igreja de S. João Batista, era de Almada, da antiga Fábrica  Nacional de Relógios Monumentais, de Manuel Francisco Cousinha. Mais um dos muitos que temos visto nas nossas viagens.
Até chegar a Castedo, registámos mais umas fotos.







Saímos do Castedo pela Rua da Fonte, e um pouco mais à frente o panorama era este:
Dentro do carro o entusiasmo era oposto, um adorava, o outro nem por isso, digamos assim..., problemas da acrofobia...
Fica o filme destes 5,5 Km desde Castedo até à foz do Tua.
Para compor a coisa ainda tirámos mais umas fotos.











Apreciadas as vistas, e recordando que já por aqui tínhamos andado em 2017  seguimos para S. Mamede de Ribatua, onde fomos visitar o Miradouro do Ujo. Este Miradouro, da autoria do Arquiteto Henrique Pinto e do Eng. Filipe Calisto, foi inaugurado em 2019 e proporciona uma deslumbrante vista sobre o Vale do Tua. O nome Ujo significa ave de rapina.




Um dos problemas do Douro, é que as fotos não conseguem mostrar a grandiosidade das paisagens, é mesmo caso para usar a expressão : ver para crer.
Seguimos para Alijó e Favaios, onde havia Procissão.



Favaios estava animado, havia festas ou feira, nem percebemos bem. 
Antes que ficasse tudo cheio, decidimos e bem, ir almoçar.
Almoçámos  no Cleto, um cabrito assado que estava bem bom.
Degustada mais esta iguaria, e antes que a "cobra" se instalasse, seguimos para Sanfins do Douro, onde fomos ver o Cristo-Rei de Sanfins e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.







Apreciada mais esta bonita vista, seguimos para Sabrosa e Provesende, fomos ao centro da vila, e seguimos para ambientes mais frescos, como quem diz, para a piscina.



Esta noite fomos jantar a Provesende, o Café Central anunciava umas saladas apelativas, mas não recomendamos a ninguém, para além dos preços, que até estavam afixados, não corresponderem de modo algum ao tamanho das ditas, passando pelo serviço, foi a pior refeição de todas as férias.
Já que por ali estávamos e como até estava uma noite bem agradável,  até temos umas fotos de Provesende by night.


Mais um dia terminado, como de costume fica  o filme do dia.




1 comentário: