quinta-feira, abril 25, 2019

Andaluzia e Costa del Sol 3º dia

Segunda-feira,15 de Abril - Ronda - Almeria 353Km

Hoje foi um dia de contrastes, paisagisticamente falando. Das verdes montanhas de Ronda seguimos para a zona costeira da Costa del Sol, para terminarmos na aridez de Almeria. Também poderíamos falar do betão de Marbella, Fuengirola e Torremolinos,  das estufas, das muitas, mesmo muitas estufas  nas imediações de Almeria, e da  bela estrada costeira N340a. 
Saímos de Ronda pelas 10 da matina, e fomos descendo até ao mar, mais propriamente até Puerto Banús. Pelo caminho fomos admirando os condomínios, clubes de campo e propriedades isoladas que por ali proliferam, a dificuldade está só na escolha...



Puerto Banús foi construída de raiz pelo arquiteto suíço-russo Noldi Schreck, que  conheceu José Banús e juntos decidiram construir um povoado andaluz com uma marina. Conseguiram dar-lhe o toque de sofisticação que ainda hoje a caracteriza. José Banús tornou-se no promotor mais importante de turismo residencial da costa do sol, e o povoado tomou o seu nome. Foi inaugurado em Maio de 1970.










De seguida e dada a proximidade rumamos a Marbella, não lhe achamos grande graça e fomos seguindo pela A7, bonita Autovia com algumas parecenças com a nossa Marginal. Quase sempre junto ao mar passamos por Calahonda e Fuengirola e rumamos a Mijas onde fomos almoçar.









Chegados a Mijas foi altura de estacionar, dar uma volta pela vila e almoçar. Mijas tem uma particularidade interessante, a maioria dos seus habitantes, segundo o censos, são estrangeiros.
havia manif...


Fuengirola lá ao fundo









Já fartos de tantos burros e bem consolados com as tapas do almoço seguimos viagem. Próximo destino seria Torremolinos, cidade com uma longa história com os primeiros registos escritos conhecidos a datarem de 1489, quando os Reis Católicos decidiram promover o repovoamento do local até então conhecido como Torres de Pimentel.
xau Mijas

Torremolinos









A ideia inicial passava por seguir pela N340 e N340a até Almeria, mas 220 km por aquela estrada queria dizer que chegaríamos a Almeria bastante tarde, e como tal, adiantamos um bom bocado pela A7, demos uma passagem pela 340 e retomamos à A7.

Até chegarmos a Almeria, o facto mais marcante é sem qualquer duvida a enormidade de terrenos cobertos, são cerca de 50.000 hectares de estufas desde a serra até praticamente ao mar, cobrindo tudo e cercando até algumas localidades. Toda esta zona é conhecida como Campo de Dalías. São cultivados nessas estufas, onde a temperatura pode chegar a 45ºC., e que foram feitas com terras compradas a outras cidades, mais de 1,5 milhões de toneladas anuais de alfaces, tomates, pepinos, pimentos, abóboras, etc. A mão-de-obra que atinge 100 mil pessoas é maioritariamente composta por imigrantes legais e ilegais de África e Europa Oriental.


A quantidade de telhados brancos é de tal ordem, que os pesquisadores da Universidade de Almeria descobriram que ao refletir a luz solar de volta para a atmosfera, as estufas conseguem o arrefecimento da região.




Carchuna




farol de Adra

Adra


as parecenças com Marrocos são evidentes

Almeria


 Chegados a Almeria foi altura de fazer o check-in, arrumar o carro e ir conhecer um bocadinho da cidade.




Jairar Al-Amiri primeiro rei de Almeria
Alcazaba de Almeria




 Por hoje estava feito, fica o mapa e o filme do dia.




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