terça-feira, junho 05, 2018

Castilla-La Mancha Dia 2

Sábado 26-05-2018 - Toledo – Uña 359 Km

Começou este dia de Sábado com uma ligação de 180 km que nos levou de Toledo até Cuenca, a fim de admirarmos a cidade, mas principalmente as suas casas suspensas ou colgadas. Construídas nos séculos XIV e XV, diz-se terem sido muitas, mas hoje resistem só 3 destas casas. Inseridas na parte antiga de Cuenca, também chamada de cidade alta, são sem dúvida o símbolo da cidade de Cuenca.
até amanhã Toledo

pormenor curioso

a caminho de Cuenca



só falta o Valparaíso do meio

belas curvas, parecia Spa


Cuenca





as casas colgadas, por cima da ponte


será a Dulcineia?


na cidade alta não se estaciona e há um tempo máximo para a atravessar

uma esquina animada
Admirada a cidade, foi altura de almoçar, e como o restaurante que trazíamos em mente estava de férias, foi mesmo numa esplanada a “trabalhar para o bronze” que tratámos do bocadillo e da caña. Decorria no local uma apresentação do Jamón de Teruel e foi mesmo a degustar o jamón e o queijo manchego que fomos almoçando. Já mais aconchegados seguimos viagem, desta vez curta, até Uña, localidade onde iríamos dormir, e já que para ir ao local do nascimiento passávamos no hotel, aproveitamos para fazer o check-in e deixar a mala.
a caminho de Uña

este não gosta mesmo de ter vizinhos por perto

Uña fica no Parque Natural de la Serrania de Cuenca que ocupa uma área de 73.000ha e foi criado em 2007. Apresenta peculiares formações calcárias, e é nascente de vários rios, sendo uma região de abundante água.
Feito o check-in e constatado que o hotel ficava mesmo junto à Lagoa de Uña, fomos então ver o local do nascimiento, como por aqui se diz, na verdade fomos ver o nascimento do rio Tejo, Tajo como por aqui se chama. Todo este parque é bem bonito e para lá chegar passamos primeiro pelo Mirador Embalse de La Toba.
Embalse de La Toba



Depois de uma subida íngreme e extensa chegamos finalmente ao local onde oficialmente nasce o Tejo.
é por aqui


nas alturas

Albarracín...aprendi na escola...kota....

se soubesse tinha vindo por aqui...

e pronto...é aqui o nascimento do Tejo
umas esculturas no local

uma represa junto ao nascimento...para se ir habituando
 
Já que estávamos numa de rios e nascimientos, fomos ver mais um, neste caso o nascimento do rio Corvo, temos de admitir que é bem mais interessante do que o Tejo, mas… o Tejo é maior…mais de 1000km até chegar à Cova do Vapor...curiosamente não consegui encontrar 2 sites que digam o mesmo comprimento, mas é sempre superior a 1000km.



nascimento do rio Cuervo














Admirado o Cuervo River e tomada uma caña para recuperar da caminhada foi altura de regressar a Uña e ir admirar a sua Lagoa. Pelo caminho voltamos a parar no Embalse de La Toba.
Embalse de La Toba











Lagoa de Uña







De regresso ao hotel foi altura de ver a final da Champions e jantar umas presas de gamo acompanhadas de um tinto bem bom.







1 comentário: