segunda-feira, junho 04, 2018

Castilla-La Mancha Dia 1

Sexta-feira 25-05-2018 - Almada – Toledo 594Km


Nunca tinha demorado tanto tempo a decidir qual o nome do post…a ideia era visitar Toledo, a nascente do Tejo e os moinhos de Consuegra celebrizados por Cervantes no seu livro publicado pela primeira vez em 1605, com o título original de “El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha”, sendo uma das principais obras da literatura universal e a segunda obra mais publicada e traduzida da História, ficando apenas atrás da Bíblia…. Xi as coisas que se aprendem pelos blogs….

Como todos estes locais ficam em Castela – Mancha, abandonei o “Em busca da Dulcineia” e o “Tejo- da foz à nascente “e ficou mesmo Castilla – La Mancha.
Explicado o nome, passemos à acção:
Para este primeiro dia a ideia era ir calmamente até Mérida, atestar , almoçar e continuar até Toledo, fazer o check-in cedo e ir passear pela cidade. Saímos de Almada pelas 9:30 fomos de auto-estrada até Montemor, onde paramos para comer uma empadinha e fomos seguindo de estrada nacional até Vila Boim onde retomámos a auto-estrada no nó 9. Continuamos pelas auto-vias espanholas, sem pagar um cêntimo de portagem…. os portugueses deviam   interrogar-se porque é que aqui ao lado a gasolina, e a vida em geral são tão mais baratas do que na nossa terrinha…. e os ordenados tão superiores. Só pagámos portagens em Portugal e andámos bastantes quilómetros pelas auto-vias espanholas… mudemos de assunto…
Chegados a Mérida foi altura de atestar a viatura e irmos almoçar. Escolhemos o Al plato restaurante by Nando, onde comemos umas excelentes tapas com um empratamento todo xpto.
De volta à estrada, foi fazer km de seguida até Toledo. Ficamos alojados no Hotel Los Cigarrales  na margem esquerda do Tejo, bem perto do Mirador del Valle. Refira-se que o Tejo aqui em Toledo apresenta uma cor…digamos que pouco recomendável. Fomos recebidos com uma valente chuvada, mas passou e tivemos um resto de tarde e noite bem agradável. As ruelas, os comes e bebes e toda a animação do casco antigo cativaram-me. Gostei de Toledo. O jantar foi no Tornerias e foi muito bom. 


Ficam umas fotos, é difícil escolher…. A fotógrafa tira muiiiitaaassss, mas anda a esmerar-se…
chegada a Mérida




ponte sobre o Guadiana-Mérida

Mérida

as tapas do Nando
as tapas do Nando

chegada a Toledo

hotel Los Cigarrales

o Alcazar de Toledo

o Tejo em Toledo

o Tejo em Toledo

o TGV 

antiga porta da cidade

El ingenioso hidalgo Dom Quixote de La Mancha

o casco antigo
a Catedral





a Praça Zocodover


Miguel de Cervantes

o Tejo do outro lado da cidade



o Alcazar e a Catedral

o Alcazar
 


2 comentários: