4ª feira, 27 de Agosto de 2025
Hoje era então o dia em que iríamos almoçar um peixinho a São Jacinto. Mesa marcada desde ontem para a Peixaria, lá fomos novamente atravessar a Ria num Ferry, hoje com um dia bem mais solarengo. Desta vez comprámos somente viagem de ida, pois o regresso seria por Ovar e Estarreja.
O ferry tem um horário mesmo bom para quem pretenda ir almoçar, pelo que rapidamente o restaurante ficou cheio. O nosso almoço estava muito bom, realmente é um local de eleição para comer bom peixe assado, pena os robalos serem grandes demais para 2 pessoas, porque bom aspeto tinham eles.
Terminado o almoço fomos espreitar as praias da região. O mar por estes lados é sempre bastante batido, mas neste dia , ainda sob influência da depressão Erin, estava consideravelmente pior.
A primeira praia a visitar foi a de São Jacinto, que dista +- 1,7Km do centro da vila. Era esta a vista:
O mar não convidava mesmo, a temperatura também não era forte, mas estavam algumas pessoas na praia. Registámos a coisa e voltámos ao carro. A estrada de São Jacinto para a Torreira é bem bonita.
O próximo destino era o Furadouro. Passámos antes pela Torreira, que já tínhamos visitado ontem, e no Furadouro ficámos a perceber que a erosão costeira é mesmo um problema, e a pensar que não é difícil que o mar entre por ali dentro, inundando a vila.
Seguimos para Aveiro por Ovar e Estarreja, embora sem paragens, e em Aveiro fomos comprar uns recuerdos com bastante açúcar, já que no dia seguinte voltaríamos para casa.
Comprados os ovos moles, ainda fizemos uma pose com o ilustre piloto de Aveiro, João Afonso, ele de sextante e nós de ovos moles...
Fomos também recordar a antiga Estação da Cp de Aveiro, onde desembarquei pela primeira vez num chuvoso dia de Dezembro, curiosamente para ir para São Jacinto, para a tropa, e onde pela primeira vez na vida paguei os tremoços que acompanhavam a imperial, isto num café contíguo à estação.
Seguiram-se uns burriés, hoje noutro local, bem perto do nosso alojamento, jantar em Aveiro e assim se passou mais um dia.
No dia seguinte foi dia de regresso a casa, onde passámos por Anadia, Luso e lá tivemos de ir tratar de saborear um leitão à Mealhada.
Auto estrada até casa e estava feita a nossa escapadinha por Aveiro e arredores.
































































