sábado, agosto 20, 2022

Verão 2022 dia 4

  04-08-2022 - Zamburinas Again

Para o dia de hoje tínhamos previsto uma nova incursão por terras da Galiza. As Zamburinas e o preço da gasolina foram os responsáveis por esta decisão. Se bem o pensámos...melhor nos soube !
Saímos de Parada de Bouro pelas estradas já algumas vezes percorridas até Braga, onde seguimos pela EN. 201 até Ponte de Lima. Atravessada a ponte seguimos um pouco pela 202, até nos embrenharmos na EM.524. 
Póvoa de Lanhoso

Vila de Prado

Lage

O que resta do eucalipto de Moure com os seus 14 metros de diâmetro
Ao entrarmos na EM. 524 não pudémos evitar de recordar o Rali Sopete, pois era por ali que se tinha acesso a muitos dos seus troços. Fomos admirando a Serra de Arga, as aldeias de Arga de Baixo e de cima, as tabuletas a condenar a exploração de lítio por aqueles lados, até que chegámos a Covas.



Arga de Cima


Arga de Baixo

A caminho de Covas

Antigo posto dos Correios de Covas
Sempre por Municipais, neste caso a 516, seguimos até ao Miradouro do Cervo, por cima de Vila Nova de Cerveira  de onde se disfruta de uma magnifica vista sobre Espanha e a foz do Rio Minho.




As vistas eram espetaculares, mas estava na hora de seguir viagem. descemos até Cerveira e seguimos até A Guarda, onde fomos almoçar. 






Depois da dieta Galega, nada como seguir viagem. Constatámos que o Ferry continua sem funcionar, e ao que consta, sem perspectivas de voltar a funcionar, o que obriga a um longo desvio para chegar a Caminha.
É bonita a EN.13, e foi nela que circulámos até chegar a Afife.





Como já estávamos fartos de boas estradas e de modo a manter o algoritmo do Google, ao chegar a Afife, fomos fazer parte do antigo troço de Afife que se disputava no rali de Portugal na década de 70 do século passado.  Estrada de terra, estreita, mau piso e muita pedra afiada... felizmente correu tudo bem e ao chegarmos ao Miradouro Florestal de Afife, concretizámos o que ali nos levou. 

Hannu Mikkola / Arne Hertz -  Ford Escort RS 1800 em 1978 

Grist &Cia - 2022
Registado o Antes / Depois seguimos e uns metros mais à frente começava o estradão das eólicas e o asfalto até Afife... a falta que o Street view faz.


Voltámos à EN13, passámos "ao largo" de Viana do Castelo e seguimos por autoestrada até perto de Braga. 
Ontem apreciámos ter jantado na quinta, é bom sair da piscina e já não ter de sair para jantar, pelo que hoje passámos pela Póvoa do Lanhoso, comprámos umas coisas e repetimos.
Chegados "a casa" fomos para a piscina, e registámos os Canadair a abastecer de água na Barragem da Caniçada. Seguiu-se o jantar e um serão, e assim se terminou mais um dia. Amanhã seria dia de mudar de zona.


Como habitual,  o filme do dia.




1 comentário:

  1. Nada melhor que fazer um "pequeno" desvio de 100kms para ir comer Zamburiñas a la plancha !!!

    ResponderEliminar