terça-feira, outubro 23, 2018

A Serra e as Aldeias 1º dia

Sexta-feira 12 Outubro   Almada – Penhas da Saúde - 525Km

No que à escrita diz respeito, principalmente quando escrevo em Times New Roman e as palavras me brotam da ponta dos dedos, não tenho nada a ver com Eça de Queirós. Na verdade, se for noutro tipo de letra também não. No entanto…não resisti a fazer um leve plágio de uma das suas obras - A Cidade e as Serras - que depois de uma inspirada e trabalhosa adaptação por mim levada a cabo, acabou por dar o título a este post, ou melhor e sem usar estrangeirismos, a este…só a modéstia me impede de o apelidar de romance, a este relato de 3 dias pela Serra da Estrela e por algumas das suas aldeias mais profundas.
Depois deste introito, vamos lá então contar como foi.
Desta vez, e como somos uns experts em trânsito matinal, decidimos sair pela Vasco da Gama, decisão que de acertada não teve mesmo nada, a não ser que a paisagem sempre teve um bocadinho de novidade. Pequeno almoço na área de serviço de Alcochete e toca de seguir o caminho do costume: Couço, Ponte de Sor, Barragem do Fratel e AE.23, onde contrariamente ao que tem sido habitual ultimamente seguimos até ao nó 30 para Covilhã Sul, em vez da saída 24 para Penamacor.
Ponte Vasco da Gama

AE.23

Túnel de Alpedrinha

Túnel da Gardunha

Foi ao sair da AE.23 que verdadeiramente começou a nossa voltinha, não ainda na Serra da Estrela, mas na Cova da Beira, que …é mesmo ali ao lado…. Começamos por ir à aldeia de Peraboa conhecer o Museu do Queijo, ficamos com uma ideia da pastorícia e da feitura do queijo. Daqui seguimos para Sortelha, aldeia medieval que é uma das 12 aldeias do Programa Aldeias Históricas de Portugal, com foral concedido em 1228, bonita, mas completamente abandonada, pelo menos a uma sexta feira de Outubro. As poucas pessoas que por lá vimos eram turistas espanhóis. Até o restaurante estava fechado, como tal seguimos até Belmonte, mais uma Aldeia Histórica de Portugal, e terra natal de Pedro Álvares Cabral, o navegador, que no ano de 1500 comandou a segunda armada à India, durante a qual se descobriu oficialmente o Brasil !!!. Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte).    Belmonte é considerada a terra portuguesa onde a presença dos judeus é mais forte. Acrescentamos ainda que se almoça muito bem em Belmonte, o Restaurante Casa do Castelo proporcionou-nos um bom almoço.

Este queijo tem 7 (sete) anos

A caminho de Sortelha

À saída de Sortelha

Castelo de Belmonte
Restaurante Casa do Castelo

Depois de bem aconchegados pelo almoço, seguimos até à Guarda pelas estradinhas de que tanto gostamos: nacionais e algumas municipais só para desenjoar. Fomos até Valhelhas pela 232 e seguimos pela 18-1 passando por Famalicão, até entrar na municipal 619 até Fernão Joanes e Meios. A ideia era passar por Mizarela, terra do meu grande amigo Luís Pinheiro. Em Trinta seguimos pela E.N. 338 e na Albufeira da Barragem do Caldeirão tomamos a municipal 556 até à Mizarela, onde demos uma volta pela aldeia e seguimos para a Guarda onde fomos visitar a Sé.

Albufeira da Barragem do Caldeirão

Grande Castanheiro

Sé da Guarda

Da Guarda seguimos por auto estrada até à Covilhã, de onde seguimos para as Penhas da Saúde, onde estávamos alojados. Breve voltinha pelas Penhas, e ainda bem que a fizemos, pois chegamos à conclusão que o restaurante onde pretendíamos ir jantar estava encerrado para férias. Check-in feito, meia de descanso e decidimos ir jantar ao Mário, a caminho do Fundão, mas ao chegar lá vimos que também este estava fechado. Outubro é mesmo época baixa para estes lados. Com isto tudo acabamos por ir jantar à Covilhã à Taberna Laranjinha, e em boa hora o fizemos pois jantamos muito bem. Nova subida até às Penhas da Saúde e por hoje estava feito.
A chegar à Covilhã

Vista da Varanda dos Carqueijais

Vista do quarto

Os "enchidos" da Laranjinha

O mapa e o filme do dia: