sábado, setembro 08, 2018

Pirinéus e arredores dia 5

Domingo 5-08-2018 Lourdes – Andorra 331 km

Do programa das festas para hoje constava a subida de mais dois cols, a reentrada em Espanha, onde os cols se chamam Port, mas também passamos alguns, e a chegada a Andorra.
Como não somos muito de passar duas vezes pelo mesmo sítio, saímos de Lourdes pela D935 até ao posto dos correios de Pouzac, que era a nossa referência para entrar na D26, estradinha rural, bem estreita, mas bem bonita e que nos levou até perto de Arreau, evitando assim passarmos pelo Col D’Aspin que tínhamos feito ontem.
o Tour tinha sido à pouco tempo



o post office de Pouzac

a, por nós batizada, de auto estrada para Andorra






com cruzamentos assim seria o fim dos GPS

Foi já por estrada mais convencional, digamos assim, que fomos andando até Genos. Aqui paramos junto ao lago, também chamado Lago de Genos – Loudenvielle e ficamos a admirar toda a beleza do lago e zona envolvente. Numa das margens estavam a aterrar várias asas delta e no ar andavam montes delas. Acabamos por circular todo o lago, tendo ainda parado para mais umas fotos.









a sorte grande e a aproximação


 
Admirada esta zona bem bonita, foi altura de voltar às subidas, o próximo col era o Col de Peyresourde com uns respeitáveis 1569 m. Impressionante o numero de ciclistas que por aqui andam…a sofrer, digo eu. Toda esta zona foi percorrida pelo Tour deste ano, como tal os nomes eram-me familiares. A seguir ao Peyresourde nova descida, passagem por Bagnères-de-Luchon e volta a subir para o Col du Portillon, com 1291,8m, passe o preciosismo, e que faz fronteira com Espanha. De seguida passamos pelo Aran Park, local onde se pode apreciar a fauna local, mais ou menos em liberdade e paramos num miradouro onde pudemos ver a grandiosidade do Val d'Aran e a curiosa placa aí existente que homenageia todos os ciclistas espanhóis que já venceram no Col du Portillon.



o Col


devia ser promessa...o pai de bike, o filho a correr e a mãe de carro...

o Tour é mesmo uma festa por estes lados




Col du Portillon

8,5 km delas e sempre a descer....





Foi a divertirmo-nos com mais umas descidas que chegamos a Viella, cidade bem agradável e que saiu do isolamento a que estava votada, pela entrada em funcionamento do túnel com o mesmo nome, inaugurado em 2007, e que de todos, e foram muitos, os que passamos, é o mais comprido com os seus 5230m. Depois de uma volta pela cidade seguimos para Andorra, ainda faltavam 170kms, e fomos pelo caminho mais longo, toca de atravessar a Catalunha e ver que por ali se pretende mesmo a independência, pelo menos é o que se conclui ao ver tantos laços amarelos e mais alguns dizeres pintados pelas paredes.  Seguimos maioritariamente pela N 260, o chamado eixo Pirenaico, e fomos passando por El Pont de Suerte, La Pobla de Segur, Sort e La Seu D’urgell, até que finalmente chegamos a Andorra. Aqui chovia, só uns pingos para assentar a poeira, e não por isso, mas porque era Domingo à tarde, o transito para sair de Andorra era mesmo muito. Check-in feito, carro estacionado, foi altura de ir andar a pé e conhecer um pouco da capital. Ainda muita gente às compras, mas a generalidade das coisas não nos pareceu mais baratas do que por aqui. As ruas são maioritariamente compostas por lojas, pouco mais existindo para alem disso, até encontrar um restaurante estava complicado, pelo que em boa hora optámos pelo buffet do hotel. Mais uma voltinha depois de jantar, e mais um dia terminado.


Viella



Embalse de Baserca


merecia a vista.... fica para a próxima

um Col espanhol

e mais outro

El Pont deSuerte








xiii vou passar a vir atestar aqui



 

 Fica o mapa e o filme do dia:





Sem comentários:

Enviar um comentário