terça-feira, maio 01, 2018

Marrocos 2018 Dia 5

Quarta-feira,4-04-0218 Merzouga - Kelaat Mgouna 442 Km

Hoje foi o início do regresso, pela primeira vez durante os últimos dias começamos a rumar a norte. Queríamos sair cedo, como tal fomos os primeiros a tomar o pequeno almoço, e tínhamos já tudo arrumado, era mesmo comer e ir embora. O dia nasceu assim:

Rapidamente nos fizemos ao caminho, e éramos nós e algumas aves madrugadoras:
Passamos por Rissani e Erfoud, e perto de  El Jorf paramos para ver a escada do céu, Constelação de Orion e Mesa de Marte, que dali se avistam com alguma clareza. Antes disso passamos pelos poços do sistema de irrigação de Erfoud.

Rissani

Rissani



A escada do céu

Orion

A mesa de marte




 Quem quiser ver melhor e saber mais sobre estes desvarios arquitetónicos carregue aqui.
 Daqui o destino eram as gargantas do Todra, pelo caminho paramos em Tinejdad onde fomos ao café El Massira, bom café e casas de banho com cheirinho...
A caminho de Tinejdad


muitos sinais destes, mas água.........


Tinejdad



























100km /h....estes gajos de Tinghir são uns aceleras











































Com isto tudo chegamos a Tinghir, e mais um bocadinho chegamos ao Todra. Por aqui há cada vez mais turistas e vendilhões. Os amantes da escalada também vão sendo cada vez mais, e o Kasbah Les Roches, para fazer jus ao nome, levou com umas rochas em cima e está fechado.
Tinghir

Tinghir




Escalada no Todra

as rochas no Les roches

Não sei o que se passou nesta manhã com a fotógrafa, mas as fotos do Todra estão mesmo À Benfica....fraquinhas, fraquinhas...o que vale é que lá no fim há uns filmes do dia.
Isto de levantar cedo abre o apetite, e vai daí voltamos a Tinghir em busca de um restaurante.
almoçamos bem em Tinghir

Depois de almoço fomos atestar o carro e rumamos a um dos pontos altos do passeio, as Gargantas do Dades e o Timzzillite. Pelo caminho passamos por Boumalne Dadés.As fotos explicam melhor que a prosa.









Timzzillite


As fotos não conseguem dar uma ideia minimamente real da dimensão e grandiosidade disto tudo, mas....adiante, continuando por esta estrada R704 encontramos de seguida as Gargantas de Dadés, menos conhecidas que as do Todra mas igualmente belas. Nós ainda continuamos mais uns Kms até M'Semrir, é sem dúvida uma estrada bem agradável e com paisagens extraordinárias.





Gargantas de Dadés






o degelo ainda se faz sentir









 Chegados a M'Semrir foi altura de voltar para trás, que isto de fazer as r 703 e 704 de seguida não é para a minha viatura, e tomar o rumo de Kelaat M'Gouna, a conhecida cidade do Vale das Rosas. O dia de hoje terminava no Kasbah Agoulzi, sítio bem aprazível e simpático, mas que não foi encontrado à primeira pelo facto que nem no Google maps nem no Map´s me vem nas coordenadas certas. Para que conste fica em 31º18'662.e 6º10'211.



inundações...nunca tinha visto




Kasbah Agoulzi




Kasbah bem agradável, muito bom jantar e animação noturna com musica e dança local.
Fica o mapa e os filmes do dia








Sem comentários:

Enviar um comentário