quarta-feira, outubro 01, 2014

Marrocos 2014 dia 1

5ª Feira 04-09-2014 – Almada – Tetouan 653 km asfalto

Depois de uma noite dormida à pressa, acordei inusitadamente bem disposto. Últimas coisas para dentro do saco, breve passagem pelo multibanco e pelo café, e lá fui ter a casa do António. Pelas 6:30 saímos, afim de estarmos ás 7:00 na zona de serviço do Seixal, já com o carro atestado e prontos a arrancar. Uns já lá estavam, os outros iam chegando, foi altura de conhecermos o Rui e a Rosa, únicos companheiros que ainda não conhecíamos. Foi mesmo ás 7:00 em ponto que arrancamos, e fomos fazendo quilómetros de seguida até Beringel, onde fizemos uma breve paragem para recolher as empadas que o Zé Luís tinha encomendado e que para não variar estavam ótimas. Empadas acondicionadas e seguimos até Rosal de la Frontera, local onde paramos para reabastecer e esticar as pernas.
A estrada de Aracena continua sempre a fazer-nos sonhar como seria se em vez de jipe, fosse um maquinão adequado para aquelas curvas e pisos, e foi a falar destas coisas que passamos por Sevilha e chegamos á zona de serviço de El Quadrejon, na AP.4, 78 km depois de Sevilha, local habitual de almoço e bem próximo do circuito de Jerez.
Sevilha

Já almoçados, foi altura de beber um café e seguir viagem. Os km iam passando, iam-se tirando algumas fotos das paisagens e com isto chegamos a Tarifa. Aqui para não variar estava vento…

Tarifa

O barco a chegar

Já dentro do porto
À espera

À espera

A caminho






Rapidamente se tratou da questão do embarque e tal como estava previsto embarcamos no ferry das 17:00, que como é hábito, saiu atrasado. Chegados a Tanger, e visto que já tínhamos a papelada toda preenchida, incluindo a importação temporária do veiculo, tudo se resolveu rapidamente. Foi altura de cambiar moeda, atestar as viaturas e seguir bem devagarinho até Tetouan. Impressionante o número de polícias e radares, era praticamente em todas as rotundas, e nos 53 km que fizemos até Tetouan, rotundas era coisa que não faltava.
Chegados a Tetouan, foi altura de fazer o check-in no hotel Paloma, tomar um banho, jantar e por a conversa em dia. Breve conversa e cama, que o dia seguinte começava cedo, tal como os seguintes…

Tânger



Tânger



A caminho de Tetouan

Tetouan
Hotel  La Paloma - Tetouan
Algumas notas sobre Tânger:

Ligada ao início dos descobrimentos portugueses, o seu nome vem do latim Tingis e remonta à época da ocupação pelos romanos, que aqui instalaram a capital da província da Mauritânia Tingitana, mas já muito antes existiam neste lugar colónias fenícias e cartaginesas. Pela sua localização, foi sempre muito cobiçada por povos de um e de outro lado do Estreito de Gibraltar. Em linha recta, dista da Península Ibérica apenas 14 km, e é hoje uma cidade muito desenvolvida e apreciado destino turístico.

Algumas notas sobre Tetouan:

Tetouan é uma cidade do nordeste. Existe aqui um palácio real com uma bonita praça á frente. Tem o único porto oceânico de Marrocos no Mediterrâneo, mas que por se apresentar muito assoreado é pouco utilizado.
Tetouan possui um grande número de notáveis e antigas casas que pertenceram aos berberes nobres e ricos expulsos de Granada pelos reis católicos. No antigo bairro judeu ainda se pode ver a porta que o separava do resto da cidade e era encerrada durante a noite. Foi capital do protectorado espanhol até á independência.

Esta é uma região de magníficos pomares, especialmente de laranjeiras. A transformação de peixe é igualmente uma actividade economicamente muito rentável. Em contrapartida, a despeito das suas imensas potencialidades, a oferta no campo do turismo é residual.

Sem comentários:

Enviar um comentário