segunda-feira, outubro 28, 2024

Escapadinha Alentejana dia 1

Terça-feira, 22 de Outubro de 2024

Embora já tenhamos passado inúmeras vezes por Beja, nunca aí tínhamos pernoitado, nem visitado a cidade. Foi com isso em mente, e também a pensar em visitar alguns locais que anteriormente nos tinham escapado, bem como revisitar mais alguns, que fomos passar duas noites a Beja.
Saímos de casa em hora apropriada para ir almoçar a Porto Peles, pequena aldeia nos subúrbios de Beja, onde pontifica o café/restaurante Toy Faróis.
Fomos de autoestrada até à Marateca e depois sempre por nacional até Porto Peles.
Já passámos por estas estradas inúmeras vezes, mas sempre se regista algo de novo.












A chegada ao restaurante é surreal, embora haja estrada de alcatrão até Porto Peles, o maps manda-nos por uma estrada de terra, de onde se avista montes de carros estacionados. O Toy Faróis fica perto, numa pequena travessa da aldeia onde o estacionamento não é fácil. O acesso ao restaurante é por um corredor algo estranho, e a entrada é uma esplanada interior com duas ou 3 mesas. A custo, pois íamos sem reserva, o que para uma terça-feira não se nos afigurou necessário, lá nos arranjaram uma mesa na sala interior. Sentados, pedimos pão, queijo, azeitonas  e um tinto para acompanhar, e se dúvidas houvesse, começámos em grande...era tudo muito bom. Passado um bocado vem a lista, mas o pedido só se faz ao patrão, o Toy. Só se come porco preto grelhado, batata frita e salada de tomate.











Excelente almoço, boa carne e bem grelhada, salada de tomate divinal e um medronho para finalizar. Gostámos.
Voltámos a Beja por umas Municipais por onde nunca tínhamos andado, fomos vendo as oliveiras bem carregadas de azeitona e ainda demos uma volta de carro pela cidade.









Depois de feito o check-in, fomos calcorrear a zona histórica da cidade e o seu bem conservado castelo, onde sobressai a imponente Torre de Menagem.












Tinha bastante curiosidade em ver a Torre de Menagem. Ela é visível de todas as estradas que se percorrem para chegar a Beja, desde uma distância considerável e parece enorme. Na realidade tem 40 metros de altura o que aliado ao facto de ser totalmente construída em mármore lhe confere a grandiosidade que é ainda mais evidente vista de perto. O castelo de Beja é 
uma fortaleza gótica, cuja construção teve início no século XIII, logo após a conquista cristã da cidade, prolongando-se pelos séculos XIV e, possivelmente, XV.
Na praça de armas encontra-se a Casa do Governador, atualmente  ocupada no piso térreo pelo Posto de Turismo da Cidade e instalações sanitárias. No segundo piso está instalado, temporariamente, o Museu Jorge Vieira.
Muito bem conservado, não admira que este seja o monumento mais emblemático de Beja.





Paredes meias com o castelo fica a Sé de Beja, também chamada de 
Igreja de Santiago Maior ou Catedral de Beja.




Estava na altura de regressar ao hotel, mas pelo caminho ainda registámos a Igreja de Santa Maria e constatámos que o Bordalo II também por aqui andou.



Estava na altura de provar a imperial de Beja, tomar um banho e ir jantar a ver o Sporting.
Para jantar escolhemos os petiscos do Restaurante Pulo do Lobo. Bons petiscos acompanhados por um branco da Herdade do Rocim, Mariana de seu nome,  em referência a Soror Mariana Alcoforado, natural de Beja.  O jantar e o Sporting estiveram em grande nível, o que até nos fez esquecer de tirar umas fotos ao repasto, e assim terminou este dia.

Fica o filme de Beja: