Sábado, 26 de Fevereiro de 2022
Viagem de Almada até ao início do troço de Figueiró dos Vinhos.
O nome deste post, mais não é, do que uma viagem com o intuito de revisitar locais, alguns com mais mística do que outros, é certo, mas que têm todos em comum o facto de por lá ter passado o Rali de Portugal. Outro, senão o principal objectivo, foi o de dar a conhecer às gerações mais novas, neste caso, ao meu filho, os locais de que tantas vezes tem ouvido falar, mas que só a alguns tinha ido anteriormente.
Tínhamos também algumas fotos antigas que pretendíamos comparar com as que queríamos tirar nos mesmos locais.
Como isto vai ser grande, vamos dividir em pequenas partes.
Gradil e Montejunto, ficam relativamente perto de casa, como tal não foram incluídos na viagem, pois o que pretendíamos mesmo era visitar a região de Góis e Arganil.
Saída de Almada às 8 da manhã de um dia solarengo e que se previa sem chuva, embora com algum frio.
Hoje em dia sair de Almada para ir à estrada da Arega, onde começava o Troço de Figueiró dos Vinhos é coisa para pouco mais de hora e meia de viagem e sempre em auto estrada, AE1, AE.23 e AE.13 até ao nó 22, à excepção dos últimos 5 km que são percorridos na EN.110.
Foram tantos anos a andar por estes locais que as recordações e histórias são muitas e desde cafés a placas de localidades, cruzamentos, quase tudo tem a sua história.
Mas deixemo-nos de nostalgias …. Fica o filme do “prólogo”